lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Hospital São José como instituição de ensino e pesquisa forma médicos e outros profissionais na área de infectologia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital São José como instituição de ensino e pesquisa forma médicos e outros profissionais na área de infectologia E-mail
Sex, 13 de Abril de 2018 08:47

Depois de três anos de residência no Hospital São José, da rede de saúde do Governo do Estado, o médico Igor Carvalho se especializou em infectologia. E, segundo ele, é nessa área que pretende seguir. “O que me chamou atenção na infectologia é que você não cuida de um órgão específico, cuida de vários. Junto a isso a visão que adquiri aqui no Hospital São José de não ser responsável apenas por diagnóstico e tratamento, mas também pelo conforto, pelo apoio”, ressalta o médico.

Assim como Igor, também concluíram a residência médica com ênfase em infectologia, os médicos Bruno Tavares e Roseline Guimarães. “Foi um aprendizado sem medidas, principalmente na área da humanização, tudo no intuito de uma perfeita linha de cuidado do nosso paciente”, disse o infectologista Bruno Tavares.

Médica Igor e Roseline

 

Além de médicos, o Hospital São José recebe profissionais para residência em diversas áreas da saúde. Também vão passar por um período de aprendizado e aplicações de rotinas e práticas os residentes da Turma V da RIS - Residência Integrada em Saúde com ênfase em Infectologia, um projeto da Secretaria da Saúde do Estado que, desde 2013, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará, garante ampliação da educação permanente multiprofissional no Ceará. Os residentes ingressam por meio de um processo seletivo conduzido pela ESP/Ce e as respectivas unidades onde atuarão.

Nos próximos dois anos, 15 profissionais de fisioterapia, serviço social, enfermagem, nutrição e psicologia estarão inseridos no contexto hospitalar e atuarão em todos os serviços do HSJ, nas seis unidades de internamento e na UTI. Os residentes também cumprirão jornadas na Casa do Sol Nascente, no Programa de Assistência Domiciliar e no Núcleo de Segurança do Paciente.

“Sinto que tenho uma missão aqui. Quero olhar e empoderar o paciente, envolver a família, lutar pela saúde e pela autoestima de pessoas que sofrem com doenças infecciosas e que muitas vezes recebem o primeiro abraço depois do diagnóstico somente aqui”, diz a assistente social Juliana Alves.

 

Assistente Social Juliana

 

 

Os profissionais também vão participar de projetos voltados para a educação e assistência em saúde, como os projetos de orientação e prevenção de DST´s, Aids, H1N1, arboviroses e outras doenças infecciosas.

Como hospital de ensino e tradição, o Hospital São José vem contribuindo com a formação de novos profissionais, seja na medicina como também em outras profissões da saúde. “A proximidade de médicos com outros profissionais de saúde é fundamental para uma perfeita linha de cuidado do paciente. Essa relação de multidisciplinaridade deve ser estreitada sempre. Assim, o serviço funciona com excelência”, concluiu a diretora médica do Hospital São José, a infectologista Christianne Takeda.

 

LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Julho 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia, CEP: 60.455-610 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-2322

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

|