lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Ceará realiza Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ nos dias 29 e 30 de agosto
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ceará realiza Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ nos dias 29 e 30 de agosto E-mail
Ter, 27 de Agosto de 2019 11:59



alt

 

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), promove nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de agosto, o Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ com a temática “Saúde para todxs”. O evento ocorrerá a partir das 8h30, no Hotel Plaza Suítes, na Praia de Iracema. O intuito é discutir, sensibilizar e capacitar profissionais e gestores sobre as políticas de atenção à saúde da população LGBTQIA+. Os interessados em participar podem realizar inscrições até esta quarta-feira, 28 (clique aqui).

 

O evento tem o objetivo de aproximar também o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais sobre a construção do cuidado integral à pessoa LGBTQIA+. Além de promover a qualificação da rede de atenção para o cuidado dessa população com o selo “Serviço de Saúde Livre de LGBTfobia”, que será lançado no encontro.

 

A programação contará com mesas de debate, grupos de trabalho, elaboração de propostas para subsidiar a formulação do Plano Estadual de Saúde da População LGBTQIA+, plenária e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza. O objetivo é que os agentes sejam sensibilizados sobre temas relacionados à orientação sexual, identidade de gênero e saúde da pessoa LGBTQIA+.

 

Para Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, a intenção do encontro é debater com lucidez a construção do cuidado integral à pessoa LGBTQIA+. “Será discutido dentro da política de saúde do Estado do Ceará as especificidades da população LGBTQIA+. Esse evento será um momento de construção do cuidado à pessoa LGBTQIA+. Essas pessoas devem ser atendidas dentro da sua singularidade, nas redes e nos serviços de saúde que já existem, sem discriminação alguma”, afirma a coordenadora.

 

O evento do Governo do Ceará ocorrerá concomitantemente com o IV Fórum de Saúde LGBTQIA+, realizado pela Liga de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Programação

 

29 de agosto (quinta-feira)
8h30 – Abertura do Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+
9h30 – Mesa redonda com a temática “Panorama Cearense, Nacional e Internacional sobre os Direitos da População LGBTQIA+”, mediação de Tel Cândido, coordenador do Centro Referência LGBT Janaína Dutra
10h50 – Mesa redonda com a temática “Invisibilidade da mulher lésbica e bissexual no cuidado em saúde em todos os níveis de atenção à saúde”, mediação de Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa
12h – Intervalo
13h30 – Grupos de trabalho para elaboração de propostas de formulação do Plano Estadual de Saúde da População LGBTQIA+ do Ceará com as temáticas:
Tema 1 – Pessoas Intersexo: o desafio da construção da identidade de gênero e o cuidado integral em saúde
Tema 2 – Homens que fazem sexo com homens: o desafio da organização dos serviços de saúde para a PEP e PREP
Tema 3 – O cuidado integral em saúde e ambulatório para Atendimento da População Trans no Ceará: desafios e perspectivas
17h – Plenária
18h – Show com a humorista Madame Mastrogilda

 

30 de agosto (Sexta-feira)


8h30 às 17h – Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza para o cuidado integral às pessoas LGBTQIA+

 

 

Serviço

 

Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+
Dias: 29 e 30 de agosto
Horário: 8h30 às 17h
Local: Hotel Plaza Suítes (Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema)





Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte gráfica: Jeorge Farias

LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Janeiro 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia, CEP: 60.455-610 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-2322

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

|