lai

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Ceará realiza Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ nos dias 29 e 30 de agosto
Aumentar texto Diminuir texto
Ceará realiza Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ nos dias 29 e 30 de agosto E-mail
Ter, 27 de Agosto de 2019 11:59

alt

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), promove nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de agosto, o Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+ com a temática “Saúde para todxs”. O evento ocorrerá a partir das 8h30, no Hotel Plaza Suítes, na Praia de Iracema. O intuito é discutir, sensibilizar e capacitar profissionais e gestores sobre as políticas de atenção à saúde da população LGBTQIA+. Os interessados em participar podem realizar inscrições até esta quarta-feira, 28 (clique aqui).

O evento tem o objetivo de aproximar também o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais sobre a construção do cuidado integral à pessoa LGBTQIA+. Além de promover a qualificação da rede de atenção para o cuidado dessa população com o selo “Serviço de Saúde Livre de LGBTfobia”, que será lançado no encontro.

A programação contará com mesas de debate, grupos de trabalho, elaboração de propostas para subsidiar a formulação do Plano Estadual de Saúde da População LGBTQIA+, plenária e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza. O objetivo é que os agentes sejam sensibilizados sobre temas relacionados à orientação sexual, identidade de gênero e saúde da pessoa LGBTQIA+.

Para Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, a intenção do encontro é debater com lucidez a construção do cuidado integral à pessoa LGBTQIA+. “Será discutido dentro da política de saúde do Estado do Ceará as especificidades da população LGBTQIA+. Esse evento será um momento de construção do cuidado à pessoa LGBTQIA+. Essas pessoas devem ser atendidas dentro da sua singularidade, nas redes e nos serviços de saúde que já existem, sem discriminação alguma”, afirma a coordenadora.

O evento do Governo do Ceará ocorrerá concomitantemente com o IV Fórum de Saúde LGBTQIA+, realizado pela Liga de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC).

29 de agosto (quinta-feira)
8h30 – Abertura do Encontro Estadual de Saúde LGBTQIA+
9h30 – Mesa redonda com a temática “Panorama Cearense, Nacional e Internacional sobre os Direitos da População LGBTQIA+”, mediação de Tel Cândido, coordenador do Centro Referência LGBT Janaína Dutra
10h50 – Mesa redonda com a temática “Invisibilidade da mulher lésbica e bissexual no cuidado em saúde em todos os níveis de atenção à saúde”, mediação de Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa