lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Uso indiscriminado de medicamentos traz problemas à saúde
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Uso indiscriminado de medicamentos traz problemas à saúde E-mail
Seg, 23 de Março de 2020 14:42

O Hospital São José de Doenças Infeccionas (HSJ), do Governo do Ceará, faz um alerta à população sobre o uso indiscriminado das substâncias hidroxicloroquina, cloroquina e azitromicina. Supostamente eficazes na prevenção ao coronavírus (Covid-19), os medicamentos ainda estão em fase de testes e, com isso, podem oferecer riscos à saúde.

 

“Eles podem ocasionar alterações cardíacas, interferir no efeito de outras medicações, causar hipoglicemia e até afetar o sistema imunológico. A melhor prevenção é ficar em casa”, destacou o médico infectologista do HSJ, Keny Colares.

 

De acordo com o especialista, a medicação só pode ser prescrita quando a eficácia no enfrentamento à doença for comprovada cientificamente. “Tem gente usando sem nem mesmo estar doente, acreditando que pode prevenir. Não vai prevenir”, reforçou o médico.

 

Para o infectologista, a corrida às farmácias em busca dos medicamentos pode expor as pessoas a uma prática perigosa: a automedicação. “Ao usar sem prescrição médica, a população pode estar pondo em risco a própria saúde, principalmente pela questão cardíaca. A compra desnecessária acaba, também, dificultando o acesso à medicação pra quem realmente precisa, já que as substâncias estão esgotadas em alguns lugares”, explica.

 

Os medicamentos são recomendados a pacientes com doenças crônicas ou problemas de saúde em que o sistema imunológico agride o próprio corpo, como lupus e artrite reumatoide, ressalta Keny Colares.

 

“Essas pessoas não podem ficar sem o medicamento, pois correm o risco de ter o quadro de saúde agravado e acabar precisando de leitos. É preciso ter sensibilidade, solidariedade e pensar no próximo.”

 

Estudo e pesquisa
O especialista esclarece, que, neste momento, é preciso cautela para indicar um medicamento voltado ao tratamento do coronavírus . “Temos de trabalhar com a realidade. Claro que o otimismo existe, e nós queremos muito encontrar algo para ajudar os pacientes e aliviar a preocupação das pessoas. Mas vamos fazer isso com responsabilidade”, complementou Keny.

 

Serviços

Agenda - Março 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia, CEP: 60.455-610 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-2322

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

|