lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Principais atividades desenvolvidas com os servidores do HSJ
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Principais atividades desenvolvidas com os servidores do HSJ E-mail
Qua, 14 de Julho de 2010 00:00



O que é a CDP

 

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CDP foi criada em 1º de abril de 2001, advindo da evolução e do êxito do Projeto Crescer (Ações educativas e socializantes voltadas aos servidores do HSJ), com a missão de "Proporcionar um ambiente organizacional de desenvolvimento integral do colaborador interno e a conseqüente busca de resultado para a organização.”.

 

O processo de trabalho da CDP dar-se através de quatro dimensões, cada uma com ações agrupadas de acordo com a finalidade.

 

Dimensão Capacitação:

Realiza-se a partir de um Levantamento de Necessidade de Treinamento – LNT feito a cada início de ano. As atividades de desenvolvimento e capacitação podem acontecer de várias maneiras:

 

Ministrados por profissionais da Equipe Multidisciplinar do Projeto Crescer. Ex: Curso de 40 horas composto de 5 oficinas --3de 8 horas (dois dias de quatro) - Anual;

Ministradas por consultorias. Ex. Curso de Tanatologia – Anual; Planejamento Estratégico bienal; Workshop bienal de Gerentes e líderes do HSJ etc.

Ministradas por parceiros públicos e/ou, na gratuidade. Ex. Oficinas de auto-estima, auto-desenvolvimento, espaço de motivação, oficinas de artesanato etc.


Dimensão Integração:

As atividades desta dimensão acontecem por todo o ano. Já se realizam há vários anos, sendo alvo de adaptações e atualizações.Comida Diversão e Arte – CDA – Evento integrativo hoje bimensal. Objetiva a valorização do servidor a redução do nível de estresse e a aproximação de distâncias hierárquicas.  Foi criado em 2002 com o objetivo de comemorar os aniversários dos funcionários. A peculiaridade desta atividade é possuir um calendário anual de datas e equipes de trabalho que coordenam a cada vez, criando temáticas criativas e inovadoras.

Reunião Servidor/Direção – Instrumento de gestão de pessoal que acontece  na segunda quinta-feira de cada mês. Com início em 2003, esses encontros propiciam espaço favorável de diálogo e favorecem a resolutividade de questões da vida funcional, da dinâmica de trabalho, de equipamentos etc.

Reunião Interdisciplinar – Encontros agendados eventualmente que representam um importante instrumento de gestão, realizada quando solicitada, com aqueles setores que fazem interface no seu dia-a-dia funcional. A idéia surgiu no planejamento estratégico de 2002. Objetiva, principalmente, promover  espaço de encontro e diálogo entre as equipes de trabalho, antecipando problemas e soluções gerados na dinâmica funcional.

Participação no Comitê de Gestão Estratégica do HSJ. Seu objetivo é  Analisar, discutir e decidir, democrática e participativamente, em caráter pró-ativo, questões preponderantemente estratégicas. As reuniões são quinzenais e contam com a presença dos gerentes, direção, um representante dos funcionários e do Grupo Girassol (Grupo de voluntários do HSJ)

Café Compartilhado de Páscoa: evento realizado em parceria com todos os setores do HSJ, principalmente nutrição. Anualmente é realizado um café, na parte externa do refeitório. Os alimentos são solicitados a todos os setores em quantidades previamente estabelecidas, com o objetivo favorecer a integração, contemplar a dimensão espiritual do corpo funcional e exercitar o sentimento de doação e compartilhar

 

Dimensão Valorização:

Escolha do funcionário e Setor Destaque do Ano: coordenado pela CDP e PROJETO CRESCER (Equipe Multidisciplinar), com a parceria de todos os gerentes. A escolha do funcionário e Setor Destaque é efetivada através de um processo dividido em etapas e seguindo o Regulamento do evento.

Prêmio Eterno Aprendiz – Este evento acontece de cinco anos. É coordenado pela CDP e Equipe do Projeto Crescer. Premia três funcionários (as) que experimentaram uma mudança significativa em relação a eles próprios, a organização e ao usuário.

Grupo Anti-tabagismo: Uma equipe de profissionais treinada pela Secretaria da Saúde está iniciando o acompanhamento de servidores que desejam parar de fumar. O Programa utiliza-se de uma abordagem cognitivo-comportamental. As atividades contam com distribuição de medicamento com devido acompanhamento médico.

Telegrama de solidariedade: Envio quando o funcionários perde por morte ente querido (Pais, irmão e filhos: ascendentes, colaterais e descendentes).

Projeto-Prazer-de-Ler : biblioteca criada em 2006, a partir das doações de servidores e amigos do HSJ. Atende a funcionários, pacientes e acompanhantes.


Dimensão Motivação:

Ações de motivação com o objetivo de Promover espaços de motivação através de homenagem aos servidores do HSJ por ocasião da passagem de datas comemorativas como: Dia das mães, Dia dos pais, Dia do servidor público, Páscoa, Natal, etc. As ações são discutidas em reuniões do comitê de gestão, ano a ano, buscando superar a rotinização das atividades.

Mensagem por telefone, aos servidores aniversariantes, no dia do aniversário.

 

 

LAST_UPDATED2
 

Serviços

Agenda - Abril 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Rua Nestor Barbosa, 315 - Parquelândia, CEP: 60.455-610 - Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-2322

© 2010 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados

|