lai

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Lista de Notícias Ministério da Saúde e Sesa alertam sobre combate à dengue
Ministério da Saúde e Sesa alertam sobre combate à dengue E-mail
Ter, 27 de Novembro de 2012 16:19
alt

Historicamente, o período mais crítico da dengue é no primeiro semestre do ano. Com a transição de prefeitos, a Secretaria da Saúde do Estado reforça o alerta os atuais gestores municipais para que mantenham as ações de combate à dengue. Em janeiro, no dia 21, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, reunirá os novos secretários municipais de saúde para renovar o alerta contra a dengue em 2013, com o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica, assistência aos pacientes e mobilização social.

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 27 de novembro, mostra o Ceará com três municípios em risco de surto, oito em situação de alerta e 12 com índice de infestação satisfatório (veja quadro). Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

Para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde está repassando a todos estados e municípios brasileiros R$ 173,3 milhões. Os recursos representam 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde e são destinados ao aprimoramento das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e assistência ao paciente com dengue. Esses recursos serão utilizados pelos estados e municípios no financiamento das atividades essenciais para o controle da dengue, como a visita dos agentes de saúde, compra de equipamentos e treinamentos de pessoal.

Este ano, na preparação para os períodos mais críticos da dengue, o Ceará já conta  com pelo menos 4 mil e 600 profissionais de saúde capacitados, tanto no controle da proliferação do mosquito transmissor quanto na assistência aos pacientes. O treinamento é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, com o objetivo de preparar os  profissionais para o combate à doença.

Na área da prevenção, o Núcleo do Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa prestou assessoria técnica a 22 municípios e realizou nove cursos de Atualização para Agentes de Endemias do Programa de Controle da Dengue, abrangendo 36 municípios e 630 profissionais. Na área da assistência, 3.970 profissionais foram capacitados para atender aos pacientes com dengue. Para a capacitação na assistência, a Sesa formou 107 monitores das 22 regiões de saúde que repassaram a capacitação para os profissionais de saúde nas regiões. Foram também capacitados 55 médicos e enfermeiros que trabalham nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) de Fortaleza. No interior, a assistência ao paciente com dengue em 2013 terá o reforço das 150 Unidades Básicas de Saúde da Família construídas com recursos do Governo do Estado.

Campanha

Lançada pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2012/2013 traz o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”. O objetivo da primeira fase (até o final de dezembro) é mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Na segunda fase, a partir de janeiro, o foco é reconhecer os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas pela população, em caso de suspeita. A campanha educativa é dirigida a população em geral, gestores, lideranças comunitárias, empresários, movimentos sociais, religiosos, profissionais e agentes de saúde, professores e crianças.

Ceará - Índice de infestação do LIRAa de 2012

Sobral

Fonte: Ministério da Saúde

Assessoria de Comunicação da Sesa