Tuberculose: Lacen realiza programação para profissionais de saúde atuantes em ambulatórios especializados

21 de março de 2023 - 13:07

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Letícia Maria

Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realiza, pela primeira vez, a Semana de Combate à Tuberculose. O evento ocorrerá de 21 a 24 deste mês, no auditório do equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A programação objetiva conscientizar a população em relação à doença e chamar atenção dos profissionais de saúde acerca do tratamento e do acolhimento de pacientes diagnosticados.

“O Lacen realiza análises laboratoriais de excelência no diagnóstico da tuberculose, gerando conhecimento e fortalecendo as ações de vigilância em saúde, além da assistência individual de alta complexidade, com cobertura em todo o território cearense”, destaca a diretora-geral do Lacen, Liana Perdigão.

O público-alvo do encontro são profissionais de unidades de referência com serviço ambulatorial especializado em tuberculose, como os hospitais de Messejana (HM) e São José (HSJ).

“Esse evento é uma oportunidade de integração das informações e de atividades executadas no Lacen junto aos ambulatórios temáticos. Na ocasião, apresentaremos as especialidades do serviçonossa rotina e novas ferramentas de diagnóstico da doença. Isso tudo para oportunizar os resultados mais precisos e em tempo oportuno, reiterando a missão do Lacen na busca contínua por ampliação de diagnósticos de qualidade, impactando, assim, na assistência individual e na vigilância epidemiológica”, explica a farmacêutica e chefe de Biologia Médica da estrutura, Karene Cavalcante,

Sobre a tuberculose

A transmissão da tuberculose ocorre a partir da inalação de partículas oriundas das vias aéreas, durante a fala, o espirro ou a tosse de pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea).

O principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou carregada. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertinasudorese noturnaemagrecimento e cansaço.

O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A principal forma de prevenção é com a vacina BCG (Bacillus calmette-guérin), prevista no Calendário Nacional de Imunização. A substância deve ser aplicada em crianças ao nascer, ou, no máximo, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A estratégia protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Confira a programação:

Primeiro dia (21/03)

9h – Abertura da Semana de Combate à Tuberculose – com Liana Mello Perdigão (Diretora-geral do Lacen)

9h30 – Atuação da Enfermagem no atendimento especializado no Centro de Referência Nacional na Assistência à Saúde Pulmonar com foco em TB e MNT do Hospital de Messejana (HM) – com Raquel Carvalho Santos (enfermeira do HM com atuação na assistência cardiopulmonar e transplante)

10h30 – As ferramentas diagnósticas e o papel do Lacen no combate à tuberculose – com Alex Pessoa da Rocha (farmacêutico do Laboratório de Micobactérias do Lacen)

Segundo dia (22.03)

9h – Tuberculose em imunossuprimidos: o desafio do diagnóstico precoce – com Liliane Nogueira Granjeiro (médica infectologista do ambulatório de Micobacterioses do HSJ)

10h – As ferramentas diagnósticas e o papel do Lacen no combate à tuberculose – com Rosiane Marcelino Lobo Fernandes (farmacêutica do Laboratório de Micobactérias do Lacen)

10h30 – O laboratório de microbiologia e os exames diagnósticos de tuberculose pulmonar na era da padronização de solicitações e da Biologia Molecular – com Eduardo Correa (Médico infectologista plantonista do HSJ)

Terceiro dia (23.03)

9h – Panorama geral da tuberculose no Ceará e o Plano Estadual de Combate à Tuberculose – com Yolanda de Barros Melo Pinheiro (enfermeira, articuladora dos programas de Tuberculose e Hanseníase do Estado)

10h – As ferramentas diagnósticas e o papel do Lacen no combate à tuberculose – com Rosiane Marcelino Lobo Fernandes (farmacêutica do Laboratório de Micobactérias do Lacen)

10h30 – Papel do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no cenário da Tuberculose no Ceará: em que podemos contribuir? – com Déborah Nunes de Melo (médica patologista e diretora do SVO)

Quarto dia (24.03)

9h – Tuberculose e os desafios da doença no paciente oncológico – com Karine Sampaio (médica especialista em transplante de medula óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC)

10h30 – As ferramentas diagnósticas e o papel do Lacen no combate à tuberculose – com Alex Pessoa da Rocha (farmacêutico do Laboratório de Micobactérias do Lacen)

11h – Encerramento – com Liana Mello Perdigão (Diretora-geral do Lacen)