Acesso à informação


A Lei Estadual de Acesso à Informação, Lei nº 15.175/2012, institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra e o sigilo a exceção. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático e para o fortalecimento das políticas de transparência pública. A legislação estadual vem complementar, no âmbito do Ceará, a Lei Geral de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.
 
A mencionada Lei Estadual e o Decreto Estadual n° 31.199/2013 determinam um rol mínimo de informações que devem estar divulgadas proativamente (transparência ativa) nos sítios institucionais dos órgãos e entidades, listadas nesta página. As informações de interesse do cidadão que não estejam disponíveis na forma ativa, podem ser solicitadas clicando nos links disponíveis na guia “Fale Conosco” (transparência passiva).
 

 

Perguntas frequentes

 

Qual o perfil de paciente atendido no Hospital São José?

 

O Hospital São José atende pacientes diagnosticados com doenças infecciosas devidamente encaminhados por outras unidades de saúde.

 

Quem pode ser atendido na Emergência do Hospital São José?

 

A Emergência do Hospital São José (HSJ) funciona 24h para atender pessoas diagnosticadas com complicações relacionadas a doenças infectocontagiosas. O atendimento no local é realizado com base na classificação de risco, ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de prioridade, de acordo com a gravidade clínica, o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento. Os usuários são atendidos por médicos plantonistas.
 

Como ter acesso a consultas no Hospital São José?

 

O Ambulatório do Hospital São José (HSJ) atende pacientes diagnosticados com doenças infectocontagiosas com encaminhamento médico ou que estiveram internados na instituição. O serviço dispõe de 32 médicos, dentre infectologistas, endocrinologistas, dermatologistas, neurologista, psiquiatra, hepatologista e ginecologista. Uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas também está à disposição dos pacientes no local.
 

O Hospital São José atende casos de mordedura de animais?

 

O Hospital São José atende pessoas que sofreram mordedura de animais com encaminhamento médico proveniente de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

O Hospital São José fornece Profilaxia Pós-Exposição a material biológico?

 

O São José fornece a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em caso de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento do preservativo); acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção por HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

Como funciona a dispensação de medicamentos no Hospital São José?

 

O Hospital São José (HSJ) presta assistência farmacêutica a pessoas internadas na unidade e a pacientes devidamente referenciados que necessitam, mediante prescrição médica, ter acesso a medicamentos voltados ao tratamento de doenças infecciosas.
 

A instituição conta com farmácia hospitalar, que funciona 24 horas e é responsável por fornecer a terapia farmacológica aos pacientes hospitalizados; realizar busca ativa de possíveis intercorrências decorrentes do consumo de fármacos; estimular o uso racional de medicamentos, dentre outras funções.
 

Por meio da farmácia ambulatorial, o São José fornece medicamentos a pessoas diagnosticadas com doenças como hepatites, malária, influenza, de Chagas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O serviço realiza, ainda, a dispensação de medicamentos para pacientes acompanhados pela instituição e orienta sobre o uso correto dos fármacos e a importância da adesão ao tratamento medicamentoso.
 
Pacientes do HSJ ou provenientes de outras unidades de saúde também podem ter acesso no setor ao medicamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), metódo de prevenção à infecção pelo HIV. A farmácia ambulatorial funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O telefone para contato é (85) 3101-2342.

 

Quais os horários de visitas no Hospital São José?

 
As visitas no Hospital São José ocorrem diariamente, das 15h às 16h.
 

Quem pode realizar exames laboratoriais no Hospital São José?

 
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José atende pacientes provenientes da Emergência, de unidades de internação e do Ambulatório. Funcionando 24 horas, o serviço auxilia o corpo médico no diagnóstico das mais diversas doenças infectocontagiosas tratadas na instituição, tais como arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tuberculose, meningites e covid-19.