O hospital


Fundado em 1970, o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) viu o mundo se transformar e se atualizou junto. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é reconhecida por seu potencial em enfrentar desafios – seja numa pandemia como a de covid-19 ou no atendimento cuidadoso de pacientes com enfermidades marcadas por estigmas e preconceitos.

 

O HSJ tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, no tratamento, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas. Quando nasceu, há cinco décadas, era um espaço mais restrito e marcado pelo isolamento dos pacientes, que não podiam receber visitas e tinham de enfrentar as enfermidades com poucas ferramentas de tratamento disponíveis. Havia a necessidade, no Estado, de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.

 

O nome da instituição, inicialmente, era Hospital São José de Doenças Transmissíveis Agudas e a primeira década foi marcada pela internação de pacientes portadores de doenças como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose e hepatites virais. Com o advento das vacinas, começaram a diminuir alguns casos de determinadas enfermidades, e a unidade seguiu se especializando na busca pela melhor forma de tratamento.

 

Após o aparecimento da aids, na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença, tornando-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas positivas no Ceará. Os primeiros usuários com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida no São José foram em 1986 e, desde então, esta é a patologia de maior prevalência no perfil atendido pelo equipamento da Rede Sesa.

 

Neste período, foram criadas novas unidades, um ambulatório para acompanhamento, bloco cirúrgico e Central de Esterilização, além das reformas, como a do laboratório. Essas ações configuram um importante salto para o bom acolhimento e atendimento da população da Capital e do Interior. Com as mudanças, já na década de 1990, a unidade passou a ter o nome atual, Hospital São José de Doenças Infecciosas, considerando que nem todas as patologias atendidas são transmissíveis e agudas.

 

O HSJ ganhou destaque também pelo trabalho com ensino e pesquisa, possibilitando a formação de médicos infectologistas e profissionais de outras áreas da Saúde. Ao longo do anos, a instituição foi reconhecida por ter um dos mais modernos centros de estudos do Norte e Nordeste, chancela dada pelo Ministério da Educação (MEC), tendo também importante atuação em projetos como a Rede Universitária de Telemedicina, a Rede Rute, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia para aperfeiçoamento de trocas de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

 

Dentro da história da unidade hospitalar, outro capítulo importante diz respeito ao trabalho desenvolvido por voluntários em prol dos pacientes. O HSJ foi pioneiro no Estado na atividade de recrutar pessoas para o desenvolvimento de ações compartilhadas e, em sua história, tem importantes exemplos, como a atuação do Grupo Girassol, ligado à Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ).

 

Outro ponto positivo é a articulação ativa e direta das direções que já passaram pelo equipamento. Desde sua criação, o HSJ teve Direção Geral de Lúcio Gonçalo de Alcântara, Valdenor Benevides Magalhães, Antonio Maia Pinto, Evangelina Maria Pompeu Roberto, Maria Airtes Vitorino, Anastácio de Queiroz Sousa, Roberto da Justa Pires Neto e Tânia Mara Silva Coelho. O hospital chega aos 52 anos sob a direção de Edson Buhamra Abreu.

 

A unidade conta com cerca de 900 funcionários e reúne serviços com ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Hospital-dia, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), Imagenologia, Laboratório, Farmácia, entre outros.
 

Perspectiva do HSJ

 
Propósito:

Contribuir para o bem-estar e a felicidade das pessoas.

 

Missão:

Cuidar de pessoas portadoras de doenças infecciosas com excelência e geração de conhecimento.

 

Valores:

Resultado centrado no cidadão;

Humanização do atendimento;

Valorização das pessoas;

Transparência;

Conhecimento e inovação.

 

Visão até 2023:

Ser reconhecido pela sociedade e comunidade científica por sua excelência no cuidado, na prevenção, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas.