O hospital


Fundado em 1970, o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) viu o mundo se transformar e se atualizou junto. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é reconhecida por seu potencial em enfrentar desafios – seja numa pandemia como a de covid-19 ou no atendimento cuidadoso de pacientes com enfermidades marcadas por estigmas e preconceitos.

 

O HSJ tem como missão assegurar um atendimento humanitário e de qualidade no diagnóstico, no tratamento, no ensino e na pesquisa de doenças infecciosas. Quando nasceu, há cinco décadas, era um espaço mais restrito e marcado pelo isolamento dos pacientes, que não podiam receber visitas e tinham de enfrentar as enfermidades com poucas ferramentas de tratamento disponíveis. Havia a necessidade, no Estado, de uma unidade que agregasse doenças transmissíveis e tratasse esses casos com a atenção necessária.

 

O nome da instituição, inicialmente, era Hospital São José de Doenças Transmissíveis Agudas e a primeira década foi marcada pela internação de pacientes portadores de doenças como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose e hepatites virais. Com o advento das vacinas, começaram a diminuir alguns casos de determinadas enfermidades, e a unidade seguiu se especializando na busca pela melhor forma de tratamento.

 

Após o aparecimento da aids, na década de 1980, o HSJ soube acolher os pacientes diagnosticados com a doença, tornando-se, por muito tempo, a única unidade a atender pessoas positivas no Ceará. Os primeiros usuários com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida no São José foram em 1986 e, desde então, esta é a patologia de maior prevalência no perfil atendido pelo equipamento da Rede Sesa.

 

Neste período, foram criadas novas unidades, um ambulatório para acompanhamento, bloco cirúrgico e Central de Esterilização, além das reformas, como a do laboratório. Essas ações configuram um importante salto para o bom acolhimento e atendimento da população da Capital e do Interior. Com as mudanças, já na década de 1990, a unidade passou a ter o nome atual, Hospital São José de Doenças Infecciosas, considerando que nem todas as patologias atendidas são transmissíveis e agudas.

 

O HSJ ganhou destaque também pelo trabalho com ensino e pesquisa, possibilitando a formação de médicos infectologistas e profissionais de outras áreas da Saúde. Ao longo do anos, a instituição foi reconhecida por ter um dos mais modernos centros de estudos do Norte e Nordeste, chancela dada pelo Ministério da Educação (MEC), tendo também importante atuação em projetos como a Rede Universitária de Telemedicina, a Rede Rute, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia para aperfeiçoamento de trocas de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

 

Dentro da história da unidade hospitalar, outro capítulo importante diz respeito ao trabalho desenvolvido por voluntários em prol dos pacientes. O HSJ foi pioneiro no Estado na atividade de recrutar pessoas para o desenvolvimento de ações compartilhadas e, em sua história, tem importantes exemplos, como a atuação do Grupo Girassol, ligado à Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ).

 

Outro ponto positivo é a articulação ativa e direta das direções que já passaram pelo equipamento. Desde sua criação, o HSJ teve Direção-Geral de Lúcio Gonçalo de Alcântara (1970-1971), Valdenor Benevides Magalhães (1971-1979), Antonio Maia Pinto (1979-1986), Evangelina Maria Pompeu Roberto (1995-2003), Maria Airtes Vitorino, Anastácio de Queiroz Sousa (1986-1995 e 2007-2013), Roberto da Justa Pires Neto e Tânia Mara Silva Coelho. O hospital chega aos 52 anos sob a direção de Edson Buhamra Abreu.

 

A unidade conta com cerca de 900 funcionários e reúne serviços com ambulatórios especializados, Emergência 24 horas, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Hospital-dia, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), Imagenologia, Laboratório, Farmácia, entre outros.

 

Perspectiva do HSJ

 

Missão

Cuidar de pessoas portadoras de doenças infecciosas com excelência e geração de conhecimento.

 

Visão

Ser reconhecido pela sociedade e comunidade científica por sua excelência no cuidado, prevenção, ensino e pesquisa em doenças infeciosas.

 

Valores

1. Resultado centrado no cidadão;

2. Humanização do atendimento;

3. Valorização das pessoas;

4. Transparência;

5. Conhecimento e inovação.