Perguntas frequentes

 

Qual o perfil de paciente atendido no Hospital São José?

 

O Hospital São José atende pacientes diagnosticados com doenças infecciosas devidamente encaminhados por outras unidades de saúde.

 

Quem pode ser atendido na Emergência do Hospital São José?

 

A Emergência do Hospital São José (HSJ) funciona 24h para atender pessoas diagnosticadas com complicações relacionadas a doenças infectocontagiosas. O atendimento no local é realizado com base na classificação de risco, ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de prioridade, de acordo com a gravidade clínica, o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento. Os usuários são atendidos por médicos plantonistas.
 

Como ter acesso a consultas no Hospital São José?

 

O Ambulatório do Hospital São José (HSJ) atende pacientes diagnosticados com doenças infectocontagiosas com encaminhamento médico ou que estiveram internados na instituição. O serviço dispõe de 32 médicos, dentre infectologistas, endocrinologistas, dermatologistas, neurologista, psiquiatra, hepatologista e ginecologista. Uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas também está à disposição dos pacientes no local.
 

O Hospital São José atende casos de mordedura de animais?

 

O Hospital São José atende pessoas que sofreram mordedura de animais com encaminhamento médico proveniente de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

O Hospital São José fornece Profilaxia Pós-Exposição a material biológico?

 

O São José fornece a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em caso de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento do preservativo); acidentes de trabalho com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção por HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

Como funciona a dispensação de medicamentos no Hospital São José?

 

O Hospital São José (HSJ) presta assistência farmacêutica a pessoas internadas na unidade e a pacientes devidamente referenciados que necessitam, mediante prescrição médica, ter acesso a medicamentos voltados ao tratamento de doenças infecciosas.
 

A instituição conta com farmácia hospitalar, que funciona 24 horas e é responsável por fornecer a terapia farmacológica aos pacientes hospitalizados; realizar busca ativa de possíveis intercorrências decorrentes do consumo de fármacos; estimular o uso racional de medicamentos, dentre outras funções.
 

Por meio da farmácia ambulatorial, o São José fornece medicamentos a pessoas diagnosticadas com doenças como hepatites, malária, influenza, de Chagas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O serviço realiza, ainda, a dispensação de medicamentos para pacientes acompanhados pela instituição e orienta sobre o uso correto dos fármacos e a importância da adesão ao tratamento medicamentoso.
 
Pacientes do HSJ ou provenientes de outras unidades de saúde também podem ter acesso no setor ao medicamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), metódo de prevenção à infecção pelo HIV. A farmácia ambulatorial funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O telefone para contato é (85) 3101-2342.

 

Quais os horários de visitas no Hospital São José?

 
As visitas no Hospital São José ocorrem diariamente, das 15h às 16h.
 

Quem pode realizar exames laboratoriais no Hospital São José?

 
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José atende pacientes provenientes da Emergência, de unidades de internação e do Ambulatório. Funcionando 24 horas, o serviço auxilia o corpo médico no diagnóstico das mais diversas doenças infectocontagiosas tratadas na instituição, tais como arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tuberculose, meningites e covid-19.