Programa de Assistência Domiciliar (PAD)

O Programa de Assistência Domiciliar (PAD) do Hospital São José é destinado a pessoas que necessitam de atendimento em casa após internação na unidade. O serviço é fundamental para proporcionar, entre outros cuidados, a adesão ao tratamento medicamentoso e a reabilitação de sequelas decorrentes de doenças infectocontagiosas.
 
O PAD foi criado há 21 anos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, nutricionista, técnico em Enfermagem, motorista e apoio administrativo. Cada um dos profissionais de saúde acompanha o paciente com base na sua área de atuação, o que propicia um atendimento especializado. O trabalho conjunto tem como principal objetivo traçar um plano terapêutico que possa restabelecer a saúde do usuário do serviço e evitar que ele seja internado novamente.
 
Antes de iniciar o atendimento domiciliar, a equipe do Programa avalia o quadro de saúde do paciente e verifica, em campo, se a residência onde ele mora tem condições de recebê-lo depois do período de hospitalização. O usuário do serviço precisa ter em casa um parente ou cuidador que seja corresponsável por ele e que contribua para a reabilitação, seja ajudando-o em necessidades básicas, como se alimentar e ir ao banheiro, ou dando seguimento às práticas recomendadas pela equipe.
 
O HSJ fornece, em caso de necessidade, cama hospitalar e insumos imprescindíveis ao tratamento do paciente.
Antes de iniciar o atendimento domiciliar, é preciso avaliar as condições de moradia do usuário e se este necessita de leito hospitalar e outros insumos. Após a avaliação no domicílio e leito, é traçado o plano terapêutico da equipe multiprofissional.
 
O paciente permanecerá no Programa até a conclusão das demandas e melhorias clínicas.