Suplemento especial da Revista Viver São José é lançado nesta terça-feira (3)

4 de janeiro de 2023 - 09:03

Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, lança, nesta terça-feira (3), um suplemento especial da Revista Viver São José. A edição tem como foco a XV Jornada Científica da unidade hospitalar e o VI Congresso Cearense de Infectologia. Suspensos por dois anos devido à pandemia de covid-19, os eventos ocorreram em novembro de 2022, de forma presencial no Seara Praia Hotel, em Fortaleza, e discutiram temas atuais relacionados às doenças infecciosas e parasitárias.

Esperados por profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes interessados pela área da Infectologia, a Jornada e o Congresso reuniram cerca de 500 participantes. Assuntos como doenças endêmicas emergentes e reemergentes, resistência antimicrobiana e imunização estiveram em evidência nos eventos. Mais de 200 trabalhos científicos foram apresentados nas ocasiões.

Nesta edição, o leitor da Revista terá a oportunidade de conhecer a produção realizada por estudantes universitários e profissionais de saúde. Por meio de relatos de caso e de experiência e trabalhos de investigação, os congressistas abordaram casos clínicos, desafios da rotina assistencial e inovações relacionadas à Infectologia, especialidade que tem conquistado cada vez mais relevância na Medicina.

Os eventos destacaram, ainda, o papel relevante do Hospital São José nos âmbitos do Ensino e da Pesquisa. Ao longo de cinco décadas de funcionamento, a instituição, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Ceará, contribuiu para a formação de profissionais das mais diversas áreas da Saúde, fomentando uma intensa e variada produção acadêmica.

De acordo com médico infectologista Lauro Perdigão, diretor técnico do HSJ, a Jornada Científica é fundamental para que profissionais da unidade aprofundem conhecimentos e conheçam práticas inovadoras implementadas no equipamento. “Esta edição do evento representou uma oportunidade ímpar para a produção e a troca de conhecimentos científicos. Foi um momento para compartilhar experiências e saberes”, pontua.

“Os eventos, para além do seu caráter científico que possibilitou a capacitação e atualização de centenas de profissionais de saúde, significaram um momento de catarse, no qual as pessoas puderam se confraternizar e reverenciar a Ciência e a luta pela vida”, diz a médica infectologista do HSJ e uma das organizadoras do Congresso, Lisandra Damasceno.

Sobre a Revista Viver São José

Revista Viver São José nasce do desejo de registrar as múltiplas experiências vividas no HSJ ao longo dos seus 52 anos de história. A proposta da publicação é promover o resgate dessa trajetória, mas sempre com o olhar voltado aos desafios do presente e suas implicações para o futuro.

Por meio de artigos, análises, entrevistas e reportagens, a pesquisa acadêmica surge como uma protagonista na revista, sendo um reflexo direto da relação estreita que a unidade hospitalar tem com a Ciência. Toda a qualificação teórica, porém, chega aos leitores com simplicidade, outra marca importante do HSJ. Elegemos expressões do linguajar cearense para dar nome às seções do periódico, deixando evidente a vontade de dialogar com o público sem rodeios.