Oficina no HSJ discute atualizações no tratamento da tuberculose

25 de março de 2023 - 17:22

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Evento está em sua segunda edição e apresenta informações atualizadas sobre tuberculose para profissionais da saúde

Na data que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na última sexta-feira (24), o Hospital São José (HSJ) realizou a II Oficina sobre Tuberculose da instituição. A iniciativa teve apoio do Comitê Estadual de Tuberculose e também celebrou os 20 anos de funcionamento do ambulatório especializado do HSJ.

O evento abordou a detecção da doença em pessoas vivendo com HIV/aids, perspectivas de tratamento, indicadores e fluxos de atendimento no HSJ e no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomesunidades de referência na assistência a pacientes com tuberculose no Ceará.

Segundo Gardênia Monteiro, farmacêutica e presidente da comissão organizadora do evento, a oficina vem cumprindo sua missão, pelo segundo ano consecutivo, em data simbólica. “Há vários profissionais envolvidos com esta temática, que precisam de espaços como este para discutir estratégias para diminuir o número de casos em nosso Estado”, ressaltou.

Terezinha do Menino Jesus e Liliane Granjeiro, infectologistas do Ambulatório de Tuberculose do HSJ, e Tânia Brígido, pneumologista do Hospital de Messejana

Para Terezinha do Menino Jesus, infectologista atuante no Ambulatório da Tuberculose, a presença ou não de tuberculose é um grande indicador de saúde da população. A médica explicou que a doença está associada às condições sociais de habitação e de alimentação.

“Se a pessoa é nutrida e mora numa casa que não seja apertada, essa pessoa tem muito poucas chances de ter tuberculose. A tuberculose grassa com a pobreza, com a desnutrição, com a péssima qualidade de habitação, com a péssima qualidade de vida”, avaliou. A infectologista enfatizou ainda a necessidade de esclarecer para a população que a tuberculose tem cura e precisa ser tratada precocemente, a fim de evitar as sequelas pulmonares.