Gestor e profissionais do HSJ recebem homenagem em pré-estreia de filme sobre a pandemia

4 de maio de 2023 - 16:29

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Fotos: Bárbara Danthéias e Guilherme Silva/Casa Civil

Diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, infectologista Érico Arruda e maqueiro Ricardo Sampaio são homenageados pelo enfrentamento à pandemia da covid-19

O diretor-geral do Hospital São José (HSJ), Edson Buhamra, o médico infectologista Érico Arruda e o maqueiro Ricardo Sampaio foram homenageados, na noite dessa quarta-feira (3), na pré-estreia do documentário Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, os profissionais representaram as suas respectivas categorias e foram reconhecidos pelo desempenho no enfrentamento à pandemia da covid-19.

“A gente passou por momentos difíceis e ainda passa; a gente vive diariamente uma luta constante para dar uma assistência de qualidade à população, que é a grande missão do profissional da saúde. E a gente consegue enfrentar todos os obstáculos e os desafios porque estamos juntos e estamos unidos, todos demonstraram isso durante a pandemia da covid-19”, ressaltou a titular da Sesa e ex-diretora-geral do HSJ, Tânia Mara Coelho.

O diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, recebeu a homenagem da titular da SPS, Onélia Santana, e da vice-governadora Jade Romero

Segundo o diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, a experiência em gestão hospitalar é um presente, e a homenagem recebida deixa-o ainda mais enaltecido e orgulhoso do trabalho desempenhado em um período tão desafiador como a pandemia.

“Você brigar com a tuberculose, que se conhece há mais de 4.000 anos, é uma coisa, mas você, de repente, ter um hospital lotado de pacientes, com doença nova e que o mundo não sabe como se trata, é um grande desafio. E depois que passou esse período pior, a gente receber essa homenagem em nome do Hospital São José e dos funcionários, representando a rede de gestão das unidades — porque isso acometeu não só o São José, todos os hospitais estavam envolvidos —, os meus colegas gestores e as outras unidades, é um orgulho que eu nunca imaginei passar.

Érico Arruda, infectologista do HSJ, representou a categoria médica na homenagem

Para Érico Arruda, médico infectologista do HSJ, receber a homenagem como representante dos médicos infectologistas foi uma enorme honra. “A honra é a certeza de estar ali apenas como representante da nossa especialidade médica, dividindo todo o louro dessa homenagem. Alguns colegas tiveram mesmo que sair do convívio dos seus familiares, algumas colegas tiveram que se afastar dos seus filhos pequenos naquele começo da pandemia, quando ainda não havia vacina e quando ainda tínhamos muitas dúvidas acerca da forma de contágio”, recordou.

Arruda considerou a homenagem aos infectologistas como justa e necessária, lembrando a histórica participação dessa especialidade no enfrentamento de outras pandemias, como a da infecção pelo HIV. “Todas as outras epidemias ou pandemias têm no médico infectologista uma liderança importante, do ponto de vista não só da colocação de condutas e de conhecimento, mas do enfrentamento na assistência, de entregar o seu trabalho ao cuidado das pessoas acometidas por essas infecções que, de quando em vez, assolam humanidade”, avaliou.

Ricardo Sampaio representou toda a categoria de maqueiros durante a homenagem

Ricardo Sampaio, maqueiro do HSJ, recebeu a homenagem em nome de todos os profissionais da categoria e afirmou ter se sentido importante ao receber esse reconhecimento. “Foi uma fase muito difícil para a gente e, graças a Deus, todos os maqueiros do São José venceram; foi muita dificuldade, mas a gente superou”, comentou.

Sobre o documentário

O lançamento do documentário Quando Falta o Ar é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A obra registra a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma das maiores crises sanitárias da história e apresenta a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no Brasil.

O evento contou ainda com a presença da vice-governadora Jade Romero; o secretário executivo da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Rafael Felismino; e a secretária da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), Onélia Santana, entre outras autoridades.