HSJ conscientiza colaboradores em ação alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

5 de maio de 2023 - 14:45

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Fotos: Divulgação/HSJ

A ação educativa foi promovida pela equipe da CCIH do HSJ

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, nesta quinta-feira (5), diversas atividades de conscientização sobre a importância da higiene correta das mãos. De iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade, a ação faz alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio.

A infectologista e coordenadora da CCIH do HSJ, Evelyne Girão, ressaltou que a higiene das mãos é a medida comprovadamente mais eficaz para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato pode reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças.

“A higiene das mãos pode ser realizada com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água, sendo fundamental para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a covid-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções”, acentuou Girão.

Colaboradores participaram de atividades lúdicas e foram orientados sobre todos os passos para a correta higienização das mãos

Lúdicas e educativas, as atividades incluíram um quiz com perguntas e respostas sobre o tema, além de um teste com solução alcoólica clorada para que colaboradores do hospital observassem, em luz fluorescente, se todas as áreas das mãos foram corretamente higienizadas.

A auxiliar de Enfermagem do Ambulatório do HSJ, Marisa Pereira, parabenizou a didática da equipe da CCIH durante as atividades. “Às vezes, a gente tem uma aula, aprende por um tempo e depois esquece, mas o jeito que ela [a enfermeira da CCIH, Liliane Lima] soube transmitir [a informação], eu garanto que vai ficar muito tempo memorizado na minha cabeça, porque foi nota 10”, destacou.

Quiz promovido pela CCIH ensina que o tempo médio para higienização das mãos com álcool varia de 20 a 30 segundos; já a limpeza com água e sabão deve ser feita entre 40 e 60 segundos

“Enquanto profissionais da saúde, a gente precisa, a cada três higienizações com álcool em gel, termos pelo menos uma com água e sabão, para remover a sujidade do pó das luvas, que acaba fixando nas mãos”, informou a enfermeira da CCIH, Vanessa Brito.

Conforme Evelyne Girão, os profissionais da saúde devem realizar a higienização das mãos em cinco momentos específicos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

“Existe uma técnica correta para higienização das mãos, e ela deve abranger todas as partes da mão, como palma, dorso, entre os dedos, punhos e unhas. A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta, durante a prestação de atenção à saúde”, salientou.

Confira mais imagens da ação: