Solenidade de abertura da Semana de Enfermagem do HSJ destaca protagonismo da categoria

15 de maio de 2023 - 11:00

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Solenidade de abertura contou com homenagem a diversos profissionais, entre eles, os maqueiros do Hospital São José (HSJ)

protagonismo da Enfermagem e a valorização da categoria foram destaques, na última sexta-feira (12), na solenidade de abertura da Semana de Enfermagem do Hospital São José, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Organizado pela gerência de Enfermagem do HSJ, o evento tem como tema Nossa meta é cuidar com excelênciaprossegue até sexta-feira (19).

A solenidade de abertura, que aconteceu nesta sexta-feira (12), contou com a presença da secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho, seguida pela conferência magna ministrada pela gerente de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa de Oliveira.

Segundo a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, a sanção do piso salarial da Enfermagem representa uma grande vitória para a categoria

A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, ressaltou que a sanção do piso salarial da Enfermagem pelo presidente Lula representa um merecido reconhecimento ao trabalho realizado pela categoria. “Foi uma grande vitória, e todos os profissionais estão de parabéns”, enfatizou. Ex-diretora do HSJ, Tânia também elogiou o perfil dos colaboradores da unidade. “Vocês têm uma leveza, um respeito com o paciente, e isso é o mais importante”, frisou.

De acordo com a gerente de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa de Oliveira, o São José trabalha com a perspectiva de que um trabalho só pode ser valorizado quando realizado com excelência. “Esse é o destaque da Semana de Enfermagem do São José, é o tema que nos faz buscar trabalhar com conhecimento, com cientificidade, valorizar a Enfermagem pelo seu conhecimento científico, e não só por aquela imagem da pessoa bondosa”, pontuou.

Reconhecimento e valorização

Edson Buhamra (à esquerda), diretor-geral do HSJ, enfatizou o protagonismo da profissão no sistema de saúde, sobretudo durante a pandemia da covid-19. “A importância, a relevância e a qualidade com que a Enfermagem desenvolve seu trabalho dentro da área da saúde, isso foi construído individualmente por cada profissional da Enfermagem. Isso é mérito de vocês”, parabenizou.

Segundo o diretor técnico do HSJ, Lauro Perdigão, os profissionais da Enfermagem estão inseridos nos mais diversos setores do hospital e, ainda, no ensino, pesquisa e educação continuada em saúde. “Nesta semana, vocês são responsáveis por estarmos entre os principais hospitais que atingiram a alta conformidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e há o protagonismo da Enfermagem por trás disso”, destacou.

Mais de 60% dos nossos recursos humanos são compostos por profissionais da Enfermagem. Parabéns pelo trabalho de vocês. Os pacientes aqui se sentem acolhidos, a gente sente o clima diferente, aquela humanização, aquela vontade de fazer o paciente sair saudável. Para concluir, aquela frase do Dr. Lúcio Alcântara [primeiro diretor do HSJ]: ‘só fica no Hospital São José quem tem algo diferente na alma’”, afirmou a diretora administrativo-financeira do HSJ, Fátima Maia.

A Semana de Enfermagem do Hospital São José é uma oportunidade única para profissionais da área se atualizarem e aprimorarem suas habilidades, além de valorizar e reconhecer a importância de seu trabalho. A programação inclui palestras, oficinas, atividades interativas e exibição de filme, abordando temas como a higienização das mãos, atuação da Enfermagem na Perícia Forense, tecnologias em estomaterapia, cuidados paliativos, entre outros assuntos.