HSJ participa do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará
2 de outubro de 2023 - 15:54
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Foto: Elon Nepomuceno e Divulgação/HSJ
A campanha segue até 14 de outubro e visa mobilizar toda a população a atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade
O Hospital São José (HSJ) marcou presença, nesta segunda-feira (2), no lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira, no bairro Paupina. Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo a proteção individual e coletiva contra várias doenças.
O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, além de diversas outras autoridades.
O diretor-geral interino do HSJ e médico infectologista, Lauro Perdigão, esteve presente no evento ao lado das coordenadoras do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Madalena Azevedo, e do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), Luana Coutinho. Segundo ele, as campanhas de vacinação têm relevância inquestionável no controle de doenças imunopreveníveis.
Equipe do Hospital São José com o Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil
“A Campanha Nacional de Multivacinação vem em um momento de grande preocupação, em que se observa queda em coberturas vacinais em todo o território nacional. O Hospital São José apoia a campanha e estimula seus profissionais de saúde, seus pacientes e toda a sociedade a manterem seus cartões vacinados atualizados, pela consequente e inquestionável queda nas incidências de várias doenças infecciosas”, ressaltou.
Para a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, a mobilização é extremamente importante por aliar a educação à saúde. “Não podemos ter saúde de qualidade sem educação. Estamos falando em educação, promoção em saúde e prevenção de doenças”, enfatizou.
A titular da Sesa também pediu o apoio da população para o alcance das metas de vacinação. “A imunização é o método mais seguro para proteger nossas crianças, adolescentes e adultos contra doenças que existiram no passado e novas que possam existir”, reforçou.
Multivacinação no Ceará
O Ceará, ao lado de outros seis estados (Paraíba, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e São Paulo), iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação no último sábado (30), com ação no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá.
O objetivo é fazer com que o Ceará continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus e que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes.
A estratégia do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, é aproximar a população cearense dos locais de vacinação. No estado, mais de 2.500 salas de vacinação vão funcionar durante a Campanha. Para ampliar o atendimento em Fortaleza, o Governo do Ceará abriu as salas de vacina dos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e Messejana aos sábados neste período. As demais funcionam de segunda a sexta.