Dia do Servidor: servidores administrativos do HSJ destacam as alegrias e os desafios do ofício de servir ao público

27 de outubro de 2023 - 13:48

Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Diretora administrativo-financeira do HSJ, Fátima Maia integra o serviço público estadual desde 1980

Quando pensamos nos profissionais que atuam em um hospital, costumamos imaginar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, entre vários outros profissionais que atuam na assistência direta ao paciente. No entanto, uma unidade de saúde não funciona plenamente sem os profissionais da área administrativa, que não medem esforços para que todos os recursos necessários a um atendimento de saúde de qualidade — sejam eles materiais, financeiros ou humanos — estejam sempre à disposição da população.

No Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a pessoa responsável por gerir todos esses recursos é Fátima Maia, diretora administrativo-financeira da instituição. Servidora pública do Estado do Ceará desde 1980, a gestora compara a área administrativa de uma unidade hospitalar a uma grande orquestra.

“A orquestra, para se apresentar, precisa de uma iluminação perfeita, de um palco bem montado e de instrumentos afinados. A mesma coisa acontece no Hospital São José: se não tiver uma luva, o médico não pode fazer um procedimento; se não tiver a medicação, ele não pode cuidar bem do paciente. Eu vejo o hospital como uma grande orquestra, na qual nós somos os responsáveis pela infraestrutura para que essa música saia perfeita”, avalia.

Para Maia, ver o paciente feliz porque foi bem atendido é uma das partes mais gratificantes de ser servidora pública

Apaixonada pelo que faz, Maia aponta que uma das partes mais gratificantes de integrar o serviço público é enxergar o reflexo do seu trabalho no atendimento de qualidade prestado ao paciente. “Quando você vê que o seu trabalho foi bem executado e que um paciente saiu daquele quadro no qual ele estava, quando você vê os olhos do paciente brilhando porque foi bem recebido e atendido no hospital. Esse é o nosso papel: servir ao público”, ressalta.

Já o maior desafio do cargo, segundo a gestora, está em aplicar o princípio da eficiência na administração dos recursos disponíveis. “É você realmente zelar pelo orçamento, pelo dinheiro e pelo equipamento público, porque tudo isso é nosso, da população. Toda vez que eu adquiro um bem com menor custo, mas com excelente qualidade, eu estou pensando em quem vai receber esse bem lá na frente”, explica.

Amor pelo ofício de servir ao público

Maria Barbosa Lima, mais conhecida como Rosinha, atua há 42 anos no serviço público estadual, dos quais 24 anos foram dedicados ao Hospital São José, na Seção de Pessoal, onde são atendidos os servidores e os profissionais terceirizados que atuam na unidade. “Quando eu entrei no serviço público, eu sempre quis trabalhar na área administrativa. Eu sempre gostei dessa área e eu gosto demais de trabalhar com o público”, revela.

Rosinha é servidora pública estadual há 42 anos, dos quais 24 foram dedicados ao Hospital São José

Entre as atividades desempenhadas por Rosinha, está a de tirar dúvidas dos servidores, como as relacionadas às gratificações, frequências e licenças. “Eu tenho muito cuidado de não fazer o servidor ficar sem nenhuma resposta. Se eu não souber, eu vou atrás para poder dar essa resposta ao servidor”, destaca.

Rosinha iniciou a carreira de servidora pública em 1981, atuando em postos de saúde no interior do Ceará. Dezoito anos depois, em 1999, ela foi transferida para o HSJ, onde trabalha até hoje. “Gostei demais desse hospital desde que cheguei aqui. É um hospital muito bom, muito aconchegante. Aqui a gente sente aquele apoio e aquela valorização da direção com a gente”, declara.