Estomaterapia do HSJ celebra uma década de atuação na prevenção e no tratamento de lesões da pele

13 de novembro de 2023 - 13:21

Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Profissionais do Hospital São José celebraram a relevância do serviço de Estomaterapia ao longo de uma década de atuação

O serviço de Estomaterapia do Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebrou, na tarde da última sexta-feira (10), dez anos de atuação na prevenção de lesões por pressão e no tratamento de lesões de pele de milhares de pacientes. A comemoração contou com depoimentos de profissionais que passaram pelo setor e com palestra especial sobre o manejo da gastrostomia, ministrada pelo enfermeiro do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Dielson Alves.

Na mesa de abertura do evento, o diretor técnico do HSJ, Lauro Perdigão, destacou as múltiplas facetas da Estomaterapia dentro do ambiente hospitalar. “Elas não dão só opinião e fazem intervenção do que chega até elas, mas elas vão atrás do que pode acontecer de errado com o paciente que está em risco”, ressaltou.

Para a gerente de Enfermagem da instituição, Nancy Costa, as estomaterapeutas do HSJ “conseguem ultrapassar os limites físicos da cura”, resgatando a qualidade de vida de incontáveis pacientes. “As feridas são cicatrizadas não apenas fisicamente; cada ferida restaurada é uma autoestima elevada”, pontuou.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Ruth Araújo, apontou o serviço como um dos pilares da segurança do paciente, uma vez que a Estomaterapia também atua na prevenção de lesões por pressão. “Parafraseando um jargão da Enfermagem, que diz “onde há vida, há Enfermagem”, eu digo que onde há ferida e necessidade de cuidado, tem que ter a Estomaterapia também”, frisou.

Silveria Lopes é uma das fundadoras do serviço; para a enfermeira, amenizar o sofrimento do paciente é a função mais importante do estomaterapeuta

Uma das fundadoras da Estomaterapia no HSJ, Erick Azevedo expressou alegria em comemorar uma década de atuação oficial do serviço, mas ressaltou que esse trabalho vem sendo realizado desde 1996 na unidade. “Nós ficamos muito próximos do paciente e só o liberamos quando realmente é resolvida a lesão. Dar alta, para nós, é uma satisfação indescritível”, enfatizou.

A enfermeira Silveria Lopes, também fundadora da Estomaterapia na instituição, assinalou que o mais importante, para o estomaterapeuta, é amenizar o sofrimento do paciente. “Essa sempre foi minha filosofia de vida. Eu quero deixar o meu legado de que sempre vou estar ajudando as pessoas”, destacou.

A enfermeira Hilda Macambira integrou a primeira turma de residentes multiprofissionais do HSJ; “Era tudo muito novo e desafiador, mas eu agradeço porque foi um novo caminho na minha vida”, destacou

Já a enfermeira da primeira turma de Residência Multiprofissional do HSJ, Hilda Macambira, falou sobre os aprendizados obtidos durante seu período como residente. “Era tudo muito novo e desafiador, mas eu agradeço porque foi um novo caminho na minha vida. Eu tive um corte: minha vida antes e depois do São José, porque daqui eu conheci um mar de possibilidades”, relatou.

Também esteve presente na comemoração o técnico de Enfermagem Marcos Dourado. Diagnosticado com uma tuberculose cutânea, o ex-paciente do HSJ recebeu tratamento da Estomaterapia para cicatrização de uma lesão em seu rosto. “Eu nunca pensei, na minha vida, que eu passaria o que eu passei e encontraria quem eu encontrei e, mesmo lá fora, eu ainda tinha todo o carinho e a atenção da equipe de Enfermagem. Isso não tem preço”, afirmou.

O estomaterapeuta do Hias, Dielson Alves, ministrou a palestra “Os cuidados e o manejo do estomaterapeuta com os portadores da Gastrostomia”

A programação incluiu a palestra “Os cuidados e o manejo do estomaterapeuta com os portadores da Gastrostomia”. Na ocasião, o enfermeiro estomaterapeuta do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Dielson Alves, explicou em detalhes o método utilizado para fornecer dieta e garantir o suporte nutricional adequado ao paciente.

Ainda durante o evento, a enfermeira e uma das fundadoras da Estomaterapia no HSJ, Adriana Bessa, apresentou um resgate histórico do setor no HSJ e mostrou como o serviço é executado dentro do hospital, além das conquistas alcançadas ao longo de uma década de atuação.