HSJ orienta sobre formas de prevenção contra resistência antimicrobiana; uso indiscriminado de antibióticos causa danos à saúde

27 de novembro de 2023 - 08:50

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Fotos: Diego Sombra, Bárbara Danthéias e Divulgação/HSJ
Arte gráfica: Juliel Veras

Uso indiscriminado de medicamentos pode causar danos à saúde (Foto: Diego Sombra)

Você sabe o que é resistência antimicrobiana (RAM)? Esse fenômeno ocorre quando bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos não respondem mais à ação de antimicrobianos, como antibióticos, antivirais e antifúngicos. Como resultado, os medicamentos se tornam ineficazes no combate às infecções causadas por esses agentes, aumentando o risco de morte e de propagação desses micro-organismos resistentes a outros pacientes.

A RAM aparece na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das dez principais ameaças globais à saúde. Na Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana, promovida de 18 a 24 de novembro pela OMS, o Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), orienta a população sobre os meios de preservação da eficácia dos antimicrobianos, medicamentos considerados essenciais no combate às doenças infecciosas.

Ações educativas promovidas pela SCIH, como as de incentivo à higienização correta das mãos, são fundamentais para o controle da RAM (Foto: Divulgação/HSJ)

Embora seja um processo natural, a resistência a antimicrobianos é acelerada pelo uso inadequado e excessivo de antimicrobianos em pessoas e animais. A médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do HSJ, Evelyne Girão, aponta como exemplos o uso de antibióticos por pessoas com infecções virais, como resfriados e gripes, e administração de medicamentos para promoção de crescimento ou prevenção de doenças em animais saudáveis.

“Já é crescente e alarmante o número de casos de tuberculose resistente ao tratamento de primeira escolha, assim como gonococos resistentes [popularmente conhecido como gonorreia]. Essa resistência pode se desenvolver não só contra os antibióticos, antivirais e antifúngicos, mas também contra antissépticos e produtos de limpeza usados de forma inadequada”, informa Girão.

Como os micro-organismos desenvolvem resistência?

Conforme o médico Jacó Mesquita, patologista clínico do laboratório do HSJ, uma das formas pelas quais os micro-organismos se tornam resistentes é a mutação. Quando as bactérias são expostas a antibióticos, por exemplo, as mais sensíveis morrem e as resistentes permanecem.

Jacó Mesquita, patologista clínico do HSJ, aponta o uso indevido de antibióticos como uma das principais causas da aceleração da resistência antimicrobiana (Foto: Bárbara Danthéias)

“As bactérias que sobrevivem se proliferam e transmitem os genes da resistência para outras, gerando um ambiente que tem somente bactérias resistentes. Esse é o perigo do uso indevido de antibióticos: eu estou possibilitando que bactérias resistentes se sobressaiam às mais sensíveis”, explica.

Segundo a coordenadora do SCIH do HSJ, os patógenos multirresistentes são responsáveis pelo aumento da morbimortalidade de pacientes internados e ocasional aumento nos gastos com saúde devido à prescrição de medicamentos mais caros e ao período de internação mais prolongado.

“Essas infecções afetam, principalmente, os pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), oncologia e neonatologia. Esses pacientes são considerados imunocomprometidos e apresentam menor eficiência do sistema imunológico para combater microrganismos multirresistentes”, assinala.

Controle e prevenção da resistência antimicrobiana

Sem a tomada de ações, estima-se que até 2050 a RAM causará a perda de dez milhões de vidas ao ano em todo o mundo, conforme alerta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). “As consequências vão desde o agravamento de enfermidades, o prolongamento de internações e a necessidade de se utilizar mais medicamentos, aumentando o risco de efeitos adversos e até óbitos, em casos extremos”, alerta Girão.

A fim de prevenir e controlar a RAM, o tema está sendo tratado mundialmente por meio da abordagem da Saúde Única, o qual reconhece que a saúde humana e a saúde animal são interdependentes e estão conectadas à saúde dos ecossistemas nos quais coexistem.

No contexto hospitalar, o controle e a prevenção da resistência antimicrobiana envolve múltiplos atores. O Laboratório do HSJ, por exemplo, atua na detecção das bactérias resistentes, com a liberação do antibiograma — teste que apresenta os padrões de resistência ou sensibilidade de uma determinada bactéria a vários antimicrobianos.

Outro setor que desempenha papel fundamental na prevenção da RAM é o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares. Dentre as várias ações desenvolvidas pelo SCIH nesse sentido, destacam-se a vigilância e o rastreio de infecções por agentes multirresistentes, evitando a sua disseminação; a promoção do uso racional de antimicrobianos, com orientação e controle do uso excessivo e desnecessário desses agentes; e ações de educação permanente sobre as principais medidas de prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.