Emoção e gratidão marcam cerimônia de residentes médicos e multidisciplinares

1 de março de 2024 - 17:11 # # #

Texto e fotos: Filipe Dutra

29 de fevereiro é um dia especial por si só: de acordo com o calendário gregoriano, utilizado em boa parte do mundo, ele acontece somente de quatro em quatro anos. Para os doze profissionais da IX Residência Integrada em Saúde (RIS) e os cinco da XXXIV Residência Médica em Infectologia do Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), esta data teve um significado ainda mais emocionante, pois foi quando eles concluíram suas residências na unidade.

A cerimônia, que aconteceu no auditório do HSJ, reuniu familiares dos concludentes e preceptores, além de representantes da direção e do Centro de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisas do hospital, da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), através da gerente de Residência Médica Alciléa Carvalho, e da Sesa, com o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão.

Além de muita emoção com as lembranças do que foi vivido durante o período de residência, tanto os coordenadores quanto os agora ex-residentes compartilharam suas experiências. O conselho dos mais experientes foi: levem tudo o que vocês viveram para o futuro.

“Vocês estão saindo, além de profissionais, pessoas mais fortes. A residência é sinônimo de resiliência, superação e resistência. E o que vocês viveram é uma experiência que transborda para o resto de suas vidas”, destacou a coordenadora da Residência Integrada em Saúde, Gardênia Costa.

O sorriso dos concludentes ao reverem cenas de seus dias de residência

Humanização e cuidado

Mariana Moura Fé, coordenadora da Residência Médica do HSJ, ressaltou a dedicação dos profissionais durante um dos períodos mais críticos vividos pela saúde nos últimos tempos – a pandemia de covid-19. Tudo isso, segundo ela, com carinho e humanidade. “Vocês vestiram a camisa do hospital durante todo o momento que estiveram aqui. E estou feliz de estar formando pessoas que, não só nos substituirão como colegas no futuro, mas também atenderão bem a nossos pacientes”, elogiou.

Jamisse de Araújo Oliveira, coordenadora da Comissão das Residências Multiprofissionais (Coremu) da ESP/CE, também mencionou o legado que os profissionais levarão para seus novos desafios. “Que consigam realmente passar todo esse aprendizado, obtido aqui no Hospital São José, para além dele”, desejou.

Como ressaltado, a residência é um divisor de águas na carreira de um profissional da saúde. Ter uma base que os suporte nos momentos pós-trabalho, portanto, é fundamental para a qualidade de vida.

A diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, reconheceu este esforço por parte dos familiares presentes e ausentes na cerimônia. “Agradeço por entenderem o momento de dedicação de cada um, as ausências de cada um em casa. Porque a gente sabe que a residência é um nome muito apropriado, pois é um tempo muito extenso que se vive dedicado ao trabalho, quase como se fosse uma nova moradia. Logo, contar com o entendimento e o apoio em casa é muito importante. Esse mérito é de vocês, também”, parabenizou.

Legado

Outro sentimento na cerimônia de encerramento foi o de visão de futuro. Com muitos dos ex-residentes já atuando no hospital, o discurso dos preceptores foi de acolhimento e gratidão.

“Estamos muito orgulhosos de ver vocês se posicionarem de forma em suas vidas profissionais, apresentando trabalhos de conclusão de residência tão bons como foram os que a gente testemunhou. Em nome dos preceptores, espero que tenhamos sido bons exemplos para vocês”, ressaltou a preceptora da residência médica, Fernanda Remigio.

“Os profissionais que aqui estão saem com a visão ampliada e com capacidade reflexiva, o que é um grande diferencial na saúde. E, quando pensamos em saúde, reforçamos a educação permanente, porque não vai parar nossa formação aqui nesse momento. É uma etapa da formação de vocês. O profissional residente sai com esse diferencial, porque ele aprendeu a refletir sobre o trabalho dele durante a residência. Isto é algo que vocês não podem perder”, aconselhou a preceptora da Residência Integrada em Saúde, Charliane Fernandes.

Os elogios também vieram de Lauro Perdigão, que teve passagem representativa no HSJ antes de assumir secretaria executiva na Sesa. “Tenho muito orgulho de levar essa bandeira. E queria dar um conselho: que este certificado não seja só um símbolo de conquista, mas também um compromisso com a perpetuação da excelência que vocês tiveram durante a residência. Sei que todos são seres humanos muito leves, muito competentes e muito comprometidos”, exortou.

Representantes da Sesa e da ESP/CE estiveram presentes à cerimônia

Gratidão

Os olhos marejados de todos os presentes no auditório do HSJ refletiram a atmosfera que compôs todo o período vivido por aqueles que, dali em diante, seguiram novos rumos profissionais. Porém, as experiências vivenciadas no hospital que é referência em doenças infecciosas no Ceará ficarão para sempre para quem ali passou.

É o caso da psicóloga Aryadna Albuquerque Costa. Ela contou até as horas: 5.760. E recorda, em síntese, o que foi vivido. “Aprendemos diretrizes e protocolos, mas, principalmente, com o dia a dia junto aos pacientes e colegas. Não foi fácil, mas cada desafio que enfrentamos nos tornou mais fortes e preparados para enfrentar o que ainda está por vir”, resumiu.

Concludentes da Residência Integrada em Saúde do HSJ

Naturalmente, a quem proporciona tudo isto de uma maneira ímpar, só resta agradecer. “O HSJ é uma junção de centenas de livros e artigos de medicina em um único lugar e, além de tudo, aqui a gente aprende muito mais que só medicina: saímos mais humanos, mais humildes, mais gratos a Deus e muito mais felizes”, pontuou a médica Nayara Lima Fontenele.

Concludentes da Residência Médica do HSJ