HSJ promove curso para formação da 1ª turma de Brigadistas de Incêndio da instituição

16 de abril de 2024 - 09:28

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias, com informações do CBMCE
Fotos: Bárbara Danthéias

O treinamento consiste em quatro aulas teóricas e uma aula prática, a ser realizada na sexta-feira (19), no Centro de Treinamento do CBMCE

O Hospital São José (HSJ) promoveu, na manhã desta segunda-feira (15), a primeira aula para formação da 1ª turma de Brigadistas de Incêndio da instituição. De iniciativa do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a capacitação tem como objetivo habilitar profissionais para atuar no combate a princípios de incêndio e outras situações de emergência.

Segundo a diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, a existência de um grupo de Brigada de Incêndio é uma condição para a renovação do alvará de funcionamento da instituição. “A ideia é termos pessoas treinadas, em cada setor, para saberem como se portar, evacuar a área e lidar com um princípio de incêndio. Existem situações em que o incêndio nem progride, e a Brigada já consegue conter ali mesmo, sem precisar chamar o Corpo de Bombeiros”, explicou.

A existência de um grupo de brigadistas de incêndio é uma exigência para todos os estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores

A abertura do treinamento contou com a presença do tenente-coronel Paulo George Girão da Silva, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), que ministrou a aula inaugural do curso de Brigada de Incêndio. “A prática de treinamento e prevenção de combate a incêndios diminui consideravelmente o risco de princípios de incêndios nas instituições públicas, além de criar uma consciência prevencionista dos riscos de acidentes aos servidores daquele órgão e fortalece a parceria entre as instituições”, afirmou o comandante durante a aula.

Após a aula inaugural, o treinamento teve prosseguimento com a instrução de primeiros socorros, ministrada pelo subtenente Francisco Haroldo Lima Filho. Conforme Lima, ao fim das aulas, os profissionais estarão qualificados para atuar como brigadistas. “Eles vão aprender a usar o extintor de incêndio adequado, manusear mangueiras e utilizar equipamentos de proteção no combate a incêndios. Além disso, eles vão ter treinamento para emergência pré-hospitalar, aprender a realizar RCP (reanimação cardiopulmonar) e a identificar os pontos críticos do ambiente hospitalar”, elencou.

No curso, participantes aprendem técnicas para reanimação cardiopulmonar

André dos Santos, vigilante do HSJ, já passou por essa capacitação há cerca de sete anos e está novamente participando do curso para relembrar todos os procedimentos de segurança. “É mais um conhecimento que vou aprimorando e levando para a vida”, avaliou.

Estão participando do curso para formação da 1ª turma de Brigadistas de Incêndio do HSJ profissionais dos Serviços Gerais, do Laboratório e do Ambulatório, entre outros setores do hospital.