Comunicação efetiva e fortalecimento da cultura de segurança do paciente são destaques no II Encontro do NQSP do HSJ

22 de abril de 2024 - 16:48

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Evento destacou a importância de uma comunicação efetiva e de uma equipe de saúde coesa no fortalecimento da cultura de segurança do paciente

“Como podemos contribuir para o fortalecimento da Segurança do Paciente?” foi a pergunta que norteou as palestras do II Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado na tarde da última sexta-feira (19), no auditório do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ação — alusiva ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril — reuniu profissionais de diversas áreas da saúde, tanto do próprio hospital quanto da Sesa.

A diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, abriu o evento abordando a importância da comunicação efetiva na cultura da segurança do paciente, figurando, inclusive, entre as metas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ela, a maioria dos eventos adversos evitáveis têm, na sua causa raiz, a comunicação. “Nós tivemos essa grande evolução dos meios de comunicação, mas precisamos evoluir na comunicação interpessoal e no trabalho em equipe, não há como separar essas duas coisas”, pontuou.

A infectologista Fernanda Remígio ministrou palestra com o tema “Comunicação efetiva: legalidade, adequação e qualidade dos registros profissionais”

“Comunicação efetiva: legalidade, adequação e qualidade dos registros profissionais” também foi tema de palestra ministrada pela infectologista do HSJ, Fernanda Remígio. A médica apontou que 30% das interações entre membros da equipe de saúde vão incluir uma falha de comunicação. “A informação pode não ser transmitida, não ser completa, não ser dita para quem interessa ou ser dita tarde demais. Também podemos ter problemas de comunicação por desatenção, pois nem sempre quem está falando vai ser responsável pela falha de comunicação”, explicou.

Durante a explanação, Remígio também comentou sobre o elemento oficial de comunicação da equipe de cuidados: o prontuário médico. “Para nós, da equipe de saúde, ele é um documento onde a gente registra o que acontece com o paciente e o meio de comunicação entre as diferentes categorias funcionais que vão abordar aquele paciente”, definiu.

“Fortalecimento da Segurança do Paciente: da assistência à alta gestão” foi o tema abordado pelo gestor da Célula de Gestão da Qualidade da Sesa, Bruno Silveira

Gestor da Célula de Gestão da Qualidade da Sesa, Bruno Silveira palestrou sobre o “Fortalecimento da Segurança do Paciente: da assistência à alta gestão”. Para ele, os profissionais diretamente ligados à assistência são os principais responsáveis pelo fortalecimento da segurança do paciente. “Se meu serviço não está sendo visualizado pelo meu paciente e se, nesse serviço, eu não estou pensando na segurança dele, eu estou no automático, eu não estou fazendo o que devo fazer”, avaliou.

A assessora técnica da Célula de Avaliação da Qualidade em Saúde (Cequa) da Sesa, Hilda Ponciano, comentou sobre pontos importantes que permeiam a cultura de segurança do paciente

Hilda Ponciano, assessora técnica da Célula de Avaliação da Qualidade em Saúde (Cequa) da Sesa, destacou os principais elementos da cultura de segurança em uma instituição de saúde: segurança psicológica, orientação para o aprendizado, orientação sistêmica e lideranças clínicas e não clínicas orientadas para a segurança. De acordo com Ponciano, os profissionais precisam se sentir seguros para assumir riscos interpessoais, uma vez que as pessoas também fazem parte do processo. 

“Precisamos garantir que os membros da força de trabalho estejam engajados no trabalho. Primeiro: estamos cuidando de gente. Gente precisa de atenção, dignidade, consideração, respeito e trabalho em equipe”, destacou.