Mais de 50 profissionais participam de ação do Dia Mundial de Higienização das Mãos no HSJ
6 de maio de 2024 - 16:30
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias
Profissionais do HSJ receberam orientações sobre a correta higienização das mãos
Comemorado no dia 5 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos reforça a importância do ato na prevenção de infecções na atenção à saúde. Nesta segunda-feira (6), o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital São José (HSJ) promoveu ação alusiva à data, com distribuição de álcool em gel e orientações sobre a correta higienização das mãos.
A médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital São José, Evelyne Girão, apontou que a higiene correta das mãos deve fazer parte da nossa rotina diária. “Tanto profissionais da saúde quanto a comunidade têm, nas próprias mãos, essa possibilidade de prevenção se higienizarem corretamente suas mãos: antes e depois do uso do banheiro, antes e depois das refeições ou após contato com alguma secreção”, explicou.
Ato deve ser praticado antes e depois do contato com paciente; a correta higiene das mãos previne as infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras)
Mais de 50 trabalhadores participaram da iniciativa, que incluiu a realização de um teste com solução alcoólica clorada para que fosse observado, em luz fluorescente, se todas as áreas das mãos foram devidamente higienizadas. A atividade foi conduzida por Liliane Lima, enfermeira da SCIH, que orientou os profissionais sobre a maneira correta de realizar o ato.
“Não só nessa campanha do dia 5 de maio, mas na campanha que a gente vem organizando ao longo do ano, a gente percebeu uma melhor adesão da técnica de higienização em si e da participação dos profissionais ligados diretamente à assistência e à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Essa evolução é muito importante”, destacou.
Ação foi promovida pela equipe do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH)
A ação chamou a atenção da técnica de Enfermagem Cleonice Alves, que atua no Laboratório e na Emergência do HSJ. “A gente visualiza onde a gente deixou de higienizar, então é muito importante que a gente faça a higienização total em todos os contornos da mão. É um veículo que leva e traz sujeira, então a gente tem que sempre estar com a mão higienizada”, comentou.