Fonoaudióloga do HSJ treina técnicos de Enfermagem para a prevenção de broncoaspiração

16 de maio de 2024 - 09:24

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Fonoaudióloga do HSJ capacita técnicas de Enfermagem para a prevenção da broncoaspiração em pacientes internados

Técnicas de Enfermagem da Unidade F do Hospital São José (HSJ) receberam, na tarde de terça-feira (14), treinamento sobre a prevenção de broncoaspiração em pacientes internados. Ministrada pela fonoaudióloga do HSJ, Mírian Albuquerque, a ação visa capacitar profissionais que atuam diretamente com o paciente a fim de evitar a broncoaspiração, que ocorre quando alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias respiratórias.

Entre as causas da condição está o enfraquecimento dos músculos responsáveis pelo ato de engolir. Essa dificuldade para engolir, também chamada de disfagia, é comum em pacientes hospitalizados e com distúrbios neurológicos. Para evitar a broncoaspiração, a fonoaudióloga Mírian Albuquerque ressalta ser necessário haver um cuidado redobrado na hora de alimentar os pacientes, com atenção para a postura adequada do indivíduo e a consistência dos alimentos oferecidos.

Para evitar a broncoaspiração, profissionais devem ter atenção à postura adequada do paciente e a consistência dos alimentos na hora da alimentação 

“Muitas vezes, os profissionais não têm acesso a esse conhecimento de prevenção de broncoaspiração e de pneumonia aspirativa, então quando treinamos esses profissionais, diminuímos o risco para o paciente, diminuímos o índice de broncoaspiração do hospital e promovemos saúde dentro do ambiente hospitalar”, assinala a fonoaudióloga.

A técnica de Enfermagem Luciete Alves participou do treinamento e contou que já tinha algum conhecimento sobre broncoaspiração por ter cuidado da irmã, após ela ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). “Na minha prática, foi de grande interesse, pois eu aprendi a cuidar da minha irmã dessa forma. Depois do ensinamento, vai ser mais tranquilo. Antes o que eu achava que era certo ou não, hoje eu já tenho certeza, não há mais dúvidas”, garante.