Fisioterapeutas do HSJ participam de curso sobre imaginologia torácica

19 de junho de 2024 - 09:06 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

A aula sobre “Conceitos básicos em imaginologia torácica” foi ministrada pelo infectologista do HSJ, Breno de Matos

Fisioterapeutas do Hospital São José (HSJ) participaram, na manhã desta terça-feira (18), no Auditório Dom Antônio de Almeida Lustosa, do curso “Conceitos básicos em imaginologia torácica”, ministrado pelo infectologista do HSJ, Breno de Matos. A iniciativa visa capacitar os profissionais para a compreensão dos exames de imagem, a fim de melhor orientar as condutas que serão adotadas no tratamento do paciente.

De acordo com a gerente de Fisioterapia do HSJ, Ana Karine Gomes, existem condutas que os fisioterapeutas podem ou não adotar, a depender da doença do paciente. “Os exames de imagem são imprescindíveis tanto para entender as patologias como para verificar se as condutas adotadas conseguiram melhorar o pulmão do paciente”, explica.

Para a gerente de Fisioterapia do HSJ, Ana Karine Gomes, os exames de imagem são imprescindíveis para verificar se a conduta adotada trouxe benefícios ao paciente

A gestora destaca ainda que essa é a primeira de uma série de capacitações que serão realizadas para a categoria, com temas escolhidos de acordo com as necessidades do serviço e as maiores dificuldades dos profissionais. O próximo curso será realizado no dia 24 de junho e abordará o uso da ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória.

O infectologista Breno de Matos ressalta que exames de imagem, como raio-x e tomografia, auxiliam o profissional a detectar uma possível piora clínica do paciente. “Como o laudo, às vezes, demora um pouco — de uma até 12 horas —, saber identificar os principais achados patológicos antes do laudo do radiologista já dá uma segurança para tentar entender o que aquele paciente tem e tentar traçar uma estratégia para ele”, avalia.

Participantes do curso destacaram que os conhecimentos adquiridos durante a aula devem aprimorar a base de conhecimentos em exames de imagens

Segundo a fisioterapeuta Ivone Lima, a aula foi bastante enriquecedora. “A gente já tem uma vivência, mas é sempre bom estar aprimorando os conhecimentos, ainda mais com uma pessoa que está com a gente no dia a dia do hospital”, afirma. Já para a fisioterapeuta Carolina do Vale, a iniciativa foi de grande valia para aprimorar a base de conhecimentos em exames de imagens. “É um recurso que temos de fácil acesso aqui no HSJ. Sabendo diferenciar, a gente consegue dar um suporte melhor para o nosso paciente”, ressalta.