Saúde do Ceará lança manual “Cuidado à Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher em Situação de Violência”

21 de junho de 2024 - 09:03

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Fernanda Teles
Fotos: Secom MPCE

A Saúde do Ceará lançou, na manhã desta quarta-feira (19), o manual “Cuidado à Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher em Situação de Violência”, em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE). A publicação foi apresentada pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, durante evento no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Acesse o manual clicando aqui.

Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, apresentou o manual durante evento no MPCE

O manual, elaborado pela Sesa por meio da Coordenadoria de Políticas de Saúde e Gestão do Cuidado (Cogec), é destinado aos profissionais de saúde e tem a finalidade de contribuir para a melhoria nas práticas dos serviços e processos de trabalho. “O crescimento da violência nas mais diversas formas é uma preocupação presente em todos segmentos da sociedade e um grave problema de Saúde Pública. Nesse sentido, essa publicação vai reforçar o atendimento tanto das pessoas vítimas de violência ,como também a conduta dos profissionais de saúde que estão nas nossas unidades”, disse a secretária durante apresentação.

Para o vice-procurador-geral de Justiça do Estado, Lucídio de Queiroz, os números da violência, para todos os públicos, são alarmantes, sendo necessário reforçar a notificação dos casos por parte de todos os atores envolvidos. “Espero que esse manual sirva como norte para que todos os municípios possam colocá-lo em prática e assim termos um resultado muito positivo”, ressalta.

Rede Pontos de Luz

A programação do evento de lançamento do manual foi finalizada com a exposição das experiências exitosas no cuidado às pessoas em situação de violência da Rede Pontos de Luz. A apresentação foi conduzida pela médica ginecologista que atua na Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR) da Sesa, Débora Fernandes Brito.

Publicação é destinada aos profissionais de saúde e tem a finalidade de contribuir para a melhoria nas práticas dos serviços e processos de trabalho

De acordo com Débora, a Rede Pontos de Luz consiste em um conjunto de serviços em vários níveis de complexidade, da Atenção Primária, da Atenção Especializada, da Atenção Terciária, organizados para acolher as pessoas com diversas especificidades de situações de violência, contemplando serviços ambulatoriais e hospitalares. “É muito importante termos pontos de acolhimento em todos os municípios do Ceará para que possamos minimizar o sofrimento dessas pessoas”, ressaltou a médica.

Além da secretária Tânia Mara Coelho, a abertura do evento contou com a presença do vice-procurador-geral de Justiça do Ceará, Francisco Lucídio de Queiroz

Além da secretária Tânia Mara Coelho, e do vice-procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Francisco Lucídio de Queiroz, a abertura do evento contou com a participação da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; da promotora de justiça e coordenadora do Caosaúde, Ana Karine Leopércio; da promotora de justiça e coordenadora do Nuavv, Joseana França e da promotora de justiça e coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), Lívia Cristina Araújo.