HSJ celebra a capacitação de 17 brigadistas de incêndio com entrega de certificados
22 de novembro de 2024 - 12:09
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Fotos: Divulgação/HSJ
Dezessete funcionários do Hospital São José receberam a certificação de brigadistas, que os habilita para atuar no combate a princípios de incêndio na instituição
O Hospital São José (HSJ) realizou, nesta quinta-feira (21), solenidade para a entrega dos certificados aos brigadistas que concluíram o curso de formação ministrado em duas turmas, em abril e setembro deste ano, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ao todo, 17 trabalhadores — da Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviços Gerais e diversos outros setores — receberam a certificação, que os habilita para atuar no combate a princípios de incêndio e outras situações de emergência, garantindo a segurança dos demais funcionários e pacientes da instituição.
Segundo a diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, esta é a primeira turma de brigadistas em 54 anos do Hospital São José. “Nós agradecemos aos brigadistas, que se voluntariaram e tiveram muita coragem, força e disposição para enfrentar as 20 horas de treinamento e, agora, vão ser multiplicadores e vão ajudar a instituição e o Corpo de Bombeiros no combate a princípios de incêndio”, ressaltou. O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e conduzido pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).
Evento contou com a presença de autoridades do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e das diretoras clínica e técnica do HSJ, Lara Távora e Ruth Araújo
O coronel do CBMCE, Anderson Viana, salientou que ter uma brigada de incêndio com funcionários do próprio hospital é fundamental, pois capacita a mão de obra do próprio prédio, que tem o conhecimento da parte básica do combate a incêndios, para atuar nessas situações, enquanto as viaturas não chegam. “Destaquei a importância de programar um simulado prático duas vezes ao ano, para verificarmos a questão da evacuação das pessoas e a retirada dos pacientes”, enfatizou.
Assessor do Apoio Institucional e agora brigadista do HSJ, Fernando Perdigão afirmou que o curso de formação de brigadistas foi uma iniciativa louvável por parte da direção do hospital. “Temos que otimizar ainda mais e colocar essas pessoas formadas em constante atividade para relembrar os fatos, as atividades, o como e o porquê de executar cada ação. Precisamos não só fazer o curso em si, mas garantir que os brigadistas saibam os pontos-chaves do hospital: onde ficam os quadro elétricos e os extintores”, destacou.
O farmacêutico Carlos Franco foi um dos concludentes do curso, que contou com provas teóricas e práticas sobre combates a incêndio e outras situações de emergência
Para o farmacêutico Carlos Franco, um dos concludentes do curso de brigadistas, o curso é imprescindível não só para o trabalho, mas também para situações fora do ambiente hospitalar. “A existência do curso é essencial para que sejamos capazes não só de sensibilizar outros colegas, mas de realmente atuar na prevenção. Espero que esse número de pessoas cresça e que se leve para todos os outros trabalhadores o entendimento sobre a importância de valorizar a brigada de incêndio”, avaliou.
Confira abaixo mais imagens do evento: