HSJ realiza atividade alusiva ao Dezembro Vermelho para pacientes do Ambulatório

3 de dezembro de 2024 - 11:32

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Em ação alusiva à campanha Dezembro Vermelho, pacientes do Ambulatório do HSJ puderam se informar e demonstrar seus conhecimentos sobre o universo do HIV/aids

Qual o significado da sigla HIV/aids? Por que o 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a aids? Pacientes do ambulatório do Hospital São José (HSJ) responderam, nesta terça-feira (3), esses e outros questionamentos em uma ação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A assistente social do HSJ, Laurinete Andrade, destacou que, nas atividades da sala de espera, existem pacientes que gostam de participar e expõem sua condição de forma tranquila, enquanto há outros que apenas observam de longe, pois ainda temem a exposição devido ao preconceito. “O importante é que eles escutam, recebem a informação e entendem que cada um tem sua história de vida e seu processo nessa trajetória”, avaliou.

A data foi instituída em 1988 pela OMS com o intuito de disseminar informações e combater o estigma e o preconceito

Idealizada pela equipe do Serviço Social em parceria com o Ambulatório da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) referência no tratamento de doenças infecciosas, a iniciativa contou ainda com a participação das assistentes sociais Daniele Moraes e Leidiane Silva.

Para a agente de saúde do município de Aracoiaba, Ana Lúcia Cordeiro da Silva, que estava acompanhando uma amiga em uma consulta, a palestra foi extremamente proveitosa e enriquecedora. “Foi ótima, trouxe bastante conhecimento para quem já sabia e reforçou ainda mais para quem não sabia. O que mais me chamou atenção foram as informações sobre os filmes que falam de HIV, como o do Cazuza e outros mais”, comentou.

Confira abaixo mais imagens da ação: