Lean nas Emergências avança no HSJ com capacitações focadas em otimizar o fluxo de atendimento ao paciente 

31 de janeiro de 2025 - 16:56

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Ferramenta VSM visa mapear o fluxo de atendimento no hospital para reduzir o tempo de espera do paciente

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), avança para mais uma etapa do projeto Lean nas Emergências, lançado em outubro de 2024 na unidade. Nesta quarta (29) e quinta-feira (30), profissionais participaram de treinamento sobre as ferramentas VSM (Value Stream Mapping, sigla em inglês para Mapeamento do Fluxo de Valor) e Daily Huddle, que consiste em reuniões diárias rápidas e objetivas. Conduzida pelos consultores do projeto, a capacitação teve como foco a otimização do fluxo de atendimento ao paciente na Emergência.

Para a diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, o conhecimento da equipe sobre ambas as ferramentas deve trazer inúmeros benefícios, qualificando a assistência aos pacientes. “Com a aplicação do VSM e do Huddle no dia a dia, podemos entender e melhorar a jornada do paciente no serviço, facilitar a tomada de decisão pela gestão, melhorar a comunicação entre a equipe, bem como promover o engajamento da equipe assistencial e resolver de forma rápida e oportuna pequenos problemas”, pontuou a gestora.

A fisioterapeuta do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Maryanne Tavares, participou da capacitação sobre VSM e frisou a importância de identificar o tempo não agregador de valor. “Quando o VSM fala em reduzir o tempo do paciente não é sobre o tempo de atendimento, pois esse é um tempo agregador de valor, mas, sim, sobre o tempo não agregador de valor, que é o tempo de espera por atendimento ou liberação de leito”, relatou.

Profissionais participam de treinamento em Daily Huddle, que permite o gerenciamento de problemas pontuais na unidade

Já sobre o Daily Huddle, a médica consultora do Lean nas Emergências pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Lara Santiago, salientou que a ferramenta consiste na realização de reuniões de 10 a 15 minutos, com diversos setores do hospital. “O Huddle também deve ter um líder e um relator, que anotará as demandas que vão necessitar de resposta para o Huddle seguinte. Também deve haver um local que não pode ser confortável, para propiciar a agilidade das reuniões”, explicou.

Ferramenta 5S

Ainda durante a visita, a equipe responsável pelo projeto Lean no HSJ apresentou os resultados da implementação da ferramenta 5S na Emergência, processo liderado pela coordenadora de Enfermagem da Emergência, Elisângela Cristino. De origem japonesa, o programa consiste na aplicação de cinco conceitos: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de autodisciplina).

Otimização dos espaços da Emergência está entre as principais medidas implementadas pelo programa 5S

Entre as principais medidas implementadas estão a padronização da identificação dos insumos, a otimização dos espaços e a separação dos diferentes tipos de materiais. Segundo a gerente de Enfermagem do HSJ e integrante da equipe Lean no HSJ, Nancy Costa, para que a implementação do projeto funcione de fato  é necessária a integração de todo o hospital no processo. “É interessante a questão de saber como abordar os colegas, explicando por que a organização dos materiais é importante e como isso colabora para a promoção da segurança do paciente”, destacou.

Nos dias 10, 11, 14 e 15 de fevereiro, parte da equipe que integra o Lean nas Emergências no HSJ — a gerente de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa; os enfermeiros Jéssica Moreno, Francisco José e Érica de Sousa; e os infectologistas Pablo Eliack e Pedro Ítalo Gomes — estará na cidade de São Paulo para treinamento imersivo em Gestão de Alta Performance em Emergências (Gape). João Amaral, consultor do Lean e especialista em processos da BP, ressaltou que o objetivo é possibilitar que os participantes do Gape se tornem facilitadores do projeto Lean no HSJ. “No treinamento, eles vão simular um hospital e propor melhorias para a instituição. Vai ter a parte de liderança também, um treinamento bem completo e intenso”, adiantou.

Lean nas Emergências

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A metodologia visa melhorar os serviços de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos, otimizando a rotatividade de leitos. Ao todo, 107 hospitais de diversos estados brasileiros foram selecionados para participar do projeto, entre eles, o Hospital São José.