Equipe do Lean nas Emergências do HSJ participa de treinamento em São Paulo

14 de fevereiro de 2025 - 16:20

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias
Fotos: Divulgação/HSJ

Na última segunda (10) e terça-feira (11), integrantes do projeto Lean nas Emergências no Hospital São José (HSJ) participaram de treinamento imersivo em Gestão de Alta Performance em Emergências (Gape), na cidade de São Paulo. A iniciativa foi criada pelo Ministério da Saúde e visa otimizar o fluxo de atendimento nos serviços de Emergência em hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, reduzindo o tempo de espera do paciente.

Para a gerente de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa, a capacitação proporciona uma série de oportunidades para implementar transformações significativas que agregam valor ao atendimento dos pacientes. “Este desenvolvimento de capacitação é essencial para a implementação de uma gestão baseada em dados e gestão baseado em processos, refletindo diretamente na excelência do atendimento e na satisfação daqueles que recorrem ao nosso hospital em busca de cuidados de saúde”, destaca.

Também participaram da capacitação os enfermeiros do HSJ, Francisco José e Jéssica Moreno. Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), estão presentes no treinamento em São Paulo os infectologistas Pablo Eliack e Pedro Ítalo e a enfermeira Érica de Sousa.

O infectologista e coordenador da Emergência do HSJ, Pedro Ítalo Gomes, ressalta que a experiência do Gape está sendo muito enriquecedora. “A troca de experiências com outros serviços que passam por problemas semelhantes de sobrecarga do departamento de emergência e as visões sobre otimização de processos são importantes em vista dos novos projetos que aplicaremos dentro do Hospital. Ao fim, tudo para proporcionar ao paciente um melhor cuidado e assistência”, avalia.

O Gape inclui simulações em um ambiente hospitalar e treinamento em liderança, além do ensino de outras ferramentas de gestão em processos.