Cerimônia de encerramento da Residência Médica e Multiprofissional do HSJ destaca importância da ciência aliada à humanização

28 de fevereiro de 2025 - 17:24

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Programas de Residência Médica e Multiprofissional do HSJ formam novos especialistas em Infectologia

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebrou, em solenidade realizada nesta quinta-feira (27), no auditório Dom Antônio de Almeida Lustosa, a conclusão da 35ª Turma da Residência Médica e da 10ª Turma da Residência Multiprofissional em Infectologia. Referência no ensino e pesquisa de doenças infectocontagiosas, a instituição contribuiu para a formação de cinco médicos infectologistas e nove multiprofissionais nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

A diretora clínica do HSJ, Lara Távora, ressaltou que a instituição estará sempre de portas abertas para todos os concludentes da residência — infectologistas e multiprofissionais. “Eu tenho certeza de que vocês são profissionais diferenciados, porque aqui, além da parte científica e técnica, também trabalhamos muito a humanização. Eu não tenho dúvida de que os novos especialistas que estão saindo agora têm empatia, o que faz toda a diferença. Carreguem isso com vocês para onde vocês forem, mas, se puderem, fiquem aqui também”, pediu.

Presidente da Comissão de Residência Médica do HSJ (Coreme/HSJ), a infectologista Mariana Mota enfatizou a tradição do HSJ de formar profissionais empáticos e humanizados

Para a presidente da Comissão de Residência Médica do HSJ (Coreme/HSJ), Mariana Mota, o aprendizado em Infectologia é constante. “Tanto aparecem doenças novas como as velhas voltam, protocolos mudam e descobrimos coisas novas sobre um vírus que já existia há muito tempo. Para além disso, o Hospital São José tem a tradição de ajudar na formação de gente que se importe: com o paciente e uns com os outros”, enfatizou.

Representando o Centro de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), o infectologista Érico Arruda frisou que a missão educacional de formação de pessoas está no DNA do Hospital São José. “Há um esforço de pessoas e de uma organização para que a coisa seja da melhor maneira. Temos na Escola de Saúde Pública o nosso direcionamento principal, temos no Centro de Estudos o pensamento mais interior da instituição e temos, felizmente, tantos profissionais que, mesmo não fazendo a preceptoria de uma maneira oficial, são pessoas que complementam muito, até mais do que o oficial, a formação de vocês”, assinalou.

10ª Turma da Residência Multiprofissional do HSJ

Concludente da Residência Multiprofissional em Infectologia, o farmacêutico Mário Henrique Lima definiu a residência como a “operação do cuidado”, o equilíbrio entre a técnica e a humanidade. “Somos a escuta que completa o diagnóstico, o toque que não se limita a procedimentos e o apoio que vai além de qualquer protocolo. Enquanto residentes, reconhecemos a contribuição ímpar de cada categoria. Aprendemos a ler as histórias contadas no silêncio, nos gestos, no olhar cansado ou no sorriso discreto do paciente, ao perceber que estamos ali, realmente presentes”, partilhou.

35ª Turma da Residência Médica do HSJ

O orador da turma de Residência Médica, João Victor Macedo, expressou gratidão a familiares, colegas residentes, preceptores, diversas equipes do hospital e pacientes, que se doaram para que os residentes pudessem aprender

“Obrigado por terem nos acolhido ao longo desses três anos. A gente espera que a gente possa ter contribuído para que esses três anos tenham sido positivos. É uma missão difícil, sabe, essa de deixar melhor o lugar por onde a gente passa. Clarice Lispector diz que a função dela é a de cuidar do mundo. E eu, e nós, que não somos Clarice, nem nada, somos mal forjados, não temos bons modos, nem berço, a gente que escreve no tempo onde tudo já foi falado, tentado e escrito, a gente espera apenas que tenha conseguido alcançar esse objetivo nobre, ainda que só um pouco. O segredo, querida Alice, é rodear-se de pessoas que te façam sorrir o coração. Então, e só então, é que você estará no País das Maravilhas”, declarou.

O eventou contou ainda com a presença do superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona; da presidente da Coordenação Estadual da Residência, Alciléia Leite de Carvalho; da coordenadora da Comissão da Residência Multiprofissional da ESP/CE, Maria Jamisse de Araújo Oliveira, e da supervisora da Residência Multiprofissional do HSJ, Georgiana Viana.