Projeto Lean: HSJ participa de simulação que visa melhorar fluxos da instituição
14 de março de 2025 - 15:57
Em mais uma etapa do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde que visa otimizar o fluxo de atendimento ao paciente, os profissionais do Hospital São José (HSJ) participaram, na última quarta-feira (12), da simulação de um ambiente hospitalar, desde a admissão do paciente até a sua alta.
Lançado em outubro do ano passado na unidade, o projeto é executado em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Segundo o infectologista e coordenador da Emergência do HSJ, Pedro Ítalo Gomes, a visita teve como objetivo repetir em nível local a experiência vivida durante o treinamento em São Paulo, realizado em fevereiro com a equipe da Gestão em Alta Performance (Gape) do projeto Lean no HSJ.
“Nós tivemos que repetir dois cenários: o de um ambiente de emergência superlotado com fluxo não tão bem desenhado e, após a otimização de fluxo e de processos, fazer um cenário de emergência durante um período de 24 horas, igual ao primeiro, já fluindo de uma forma melhor, para diminuir a superlotação e a quantidade de pacientes em leito extra. Percebemos que conseguimos implementar todas essas medidas de forma enxuta, sem aumentar custos e quantidade de funcionários, somente otimizando essas funções”, explicou.
A coordenadora de Enfermagem da unidade C, Edilene Rodrigues, participou da dinâmica na função de líder e ressaltou que a simulação ajudou a identificar as necessidades de outros setores do hospital.
“Existem formas de a gente se mexer na instituição para encontrar soluções para o problema que está acontecendo naquele momento, como ver se no Laboratório está acontecendo alguma coisa, se aquele paciente está esperando o exame porque está faltando algo ou se é simplesmente porque ele não entendeu e, assim, orientar melhor. Isso aqui ajuda demais para que eu perceba no que eu posso contribuir para que as coisas se encaminhem dentro da instituição e, dessa forma, tanto melhorar o meu setor como o setor do outro”, avaliou.