“Qualidade em Toda a Jornada”: HSJ realiza 3º Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente

23 de abril de 2025 - 14:37

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Bárbara Danthéias

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), promove, no dia 29 de abril, o 3º Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. Com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em Toda a Jornada”, o evento faz alusão ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril, e é aberto a todos os profissionais da área da saúde.

Segundo a médica e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HSJ, Glaura Fernandes, a campanha deste ano reforça um compromisso fundamental do hospital: garantir que o cuidado prestado ao paciente seja contínuo, seguro e centrado nas suas necessidades. “Nosso objetivo com o evento é promover uma reflexão entre os profissionais de saúde sobre como as falhas na comunicação e na articulação entre os diferentes setores podem comprometer a segurança e a qualidade da assistência”, destaca.

Para a gestora do NQSP, a reunião de todas as categorias profissionais em um momento de aprendizado e troca é essencial para fortalecer uma cultura de segurança. “Ao realizar esse evento, buscamos valorizar o papel de cada colaborador no cuidado ao paciente e incentivar práticas que promovam um atendimento mais eficiente, humano e seguro em todas as etapas da jornada do paciente dentro do sistema de saúde”, explica.

Segurança do Paciente

A segurança do paciente ganhou destaque internacional com o relatório “Errar é Humano”. Publicado em 1999 pelo Institute of Medicine (IOM), o documento evidenciou o impacto das falhas assistenciais, afirmando que, a cada ano, entre 44 mil e 98 mil pacientes morrem nos Estados Unidos por erros médicos potencialmente preveníveis. Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a segurança do paciente como uma prioridade global, chamando a atenção para os danos evitáveis e os custos decorrentes para os sistemas de saúde.

No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído para promover uma cultura de segurança nos serviços de saúde. Suas diretrizes visam minimizar erros, aprimorar a qualidade do cuidado e engajar profissionais, gestores e pacientes na adoção de boas práticas.