Experiências exitosas na área da Segurança do Paciente são destaque no 3º Encontro do NQSP

2 de maio de 2025 - 10:14

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias

Evento contou com a participação de 71 profissionais de diversas áreas da saúde do Hospital São José

Com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em Toda a Jornada”, o 3º Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital São José (HSJ) proporcionou, na última terça-feira (29), o debate de experiências exitosas no campo da segurança do paciente. Realizado no Auditório Dom Antônio de Almeida Lustosa, o evento contou com a presença de 71 profissionais de diversas áreas da saúde e promoveu gincanas lúdicas relacionadas à temática.

Para a diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, que já integrou o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, o tema deve ser trabalhado não só em abril, mas durante o ano todo. “Cada um de nós, independentemente da área de atuação, é responsável por tornar essa jornada do paciente o mais segura possível”, pontuou.

Monitoramento de indicadores na Secretaria da Saúde e case de sucesso do projeto Lean nas Emergências no HSJ foram temas de palestras durante o evento

A coordenadora do NQSP e infectologista do HSJ, Glaura Fernandes, destacou que o momento é fruto de um trabalho coletivo e de um compromisso com o cuidado seguro. “Ao longo do tempo, temos buscado fortalecer a cultura de segurança, aprimorar práticas, ouvir as equipes e dar visibilidade aos aprendizados que emergem do cotidiano assistencial”, enfatizou.

Segundo a fisioterapeuta do NQSP, Maryanne Tavares, o 3º encontro do NQSP visa refletir sobre os avanços conquistados e compartilhar experiências que inspiram práticas seguras. “Que este seja um espaço de diálogo, troca de saberes e fortalecimento do nosso compromisso com a qualidade e o cuidado”, projetou.

Na palestra “Qualidade em toda a Jornada: o papel do monitoramento dos indicadores no Nível Central e seu reflexo na Gestão Assistencial”, a assessora técnica na Célula de Avaliação da Qualidade da Coordenadoria de Gestão da Qualidade da Sesa, Luiza Kharen Carneiro, dissertou sobre o monitoramento de indicadores na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e sua importância para a saúde pública. 

“Com esses indicadores, conseguimos um impacto direto nas ações da alta gestão, auxiliando no direcionamento de recursos, esforços e pessoal; subsídios para estruturação de políticas públicas de saúde, inclusive a Política Estadual do Sangue, inaugurada em março; e o atendimento de demandas urgentes do Ministério Público, como número de atendimentos do HSJ em 2022, por exemplo”, explicou. Ela salientou ainda que a atualização dos indicadores é imprescindível para o SUS e que a confiança dos indicadores está intimamente relacionada à segurança da informação.

Evento contou com jogo de perguntas e respostas sobre o universo da segurança da paciente

Já o enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente e membro do projeto Lean nas Emergências no HSJ, Francisco José, apresentou o “Case de sucesso: uso da ocorrência eletrônica como ferramenta digital para controle do tempo de permanência dos pacientes internados na Emergência do HSJ”.

Entre os avanços proporcionados pelo sistema digital de registro de tempo de permanência dos pacientes internados, ele destacou a otimização dos processos e a melhor gestão do tempo e dos recursos. “Entre os benefícios observados, podemos citar o acompanhamento do tempo de permanência, o aumento da eficácia da comunicação entre coordenador e equipe, melhoria do controle da visibilidade dos processos e redução de falhas e retrabalho”, elencou.