Dia Mundial de Higienização das Mãos: HSJ destaca importância do ato na prevenção de infecções
6 de maio de 2025 - 10:39
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Bárbara Danthéias
De iniciativa do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), a ação conscientizou profissionais sobre a forma correta de higienizar as mãos
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, destaca a importância desse simples gesto na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Em ação alusiva à data, o Hospital São José (HSJ) promoveu a conscientização dos profissionais sobre a forma correta de higienizar as mãos, com atividades lúdicas e distribuição de álcool em gel.
A infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital São José, Evelyne Girão, ressalta que a higiene das mãos é a medida mais eficaz para prevenir infecções e salvar vidas, devendo ser realizada sempre antes e após o contato com o paciente.
“A campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) desse ano destaca a importância de higienizar as mãos mesmo com o uso de luvas, antes de calçá-las e após a sua retirada. O tema ‘Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre’ enfatiza que, embora as luvas sejam úteis em certos contextos, a higiene das mãos deve ser sempre a primeira medida para prevenir infecções. A higiene das mãos é essencial para manter as mãos limpas e evitar a transmissão de microrganismos”, reforça a médica.
Com o tema “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”, OMS enfatiza a importância de higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente
Para orientar os profissionais do HSJ sobre a prática correta da higienização das mãos, a equipe do SCIH conduziu um teste com solução alcoólica clorada a fim de observar, em luz fluorescente, se todas as áreas das mãos foram devidamente higienizadas.
Segundo a enfermeira do SCIH, Karine Kimberlly, a iniciativa visa demonstrar como o ato deve ser aplicado no dia a dia. “Por meio dessa dinâmica, conseguimos orientar como o profissional deve realizar essa higiene das mãos, levando em consideração a técnica correta recomendada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica.
Teste com solução alcoólica clorada permitiu que os profissionais visualizassem as áreas das mãos que não foram devidamente higienizadas
Residente multiprofissional em Infectologia do HSJ, o nutricionista Abraão Bruno reconhece que a prática é imprescindível para a segurança do paciente, uma vez que as mãos são as áreas mais vulneráveis à contaminação por microrganismos. “Sempre que eu vou lavar as minhas mãos, eu busco aplicar a técnica correta de higienização, o que ajuda na manutenção do hábito e na prevenção das infecções hospitalares”, compartilha.
Confira abaixo mais imagens da ação: