Projeto Lean reduz 43% do tempo de espera na emergência do Hospital São José
22 de agosto de 2025 - 15:42 #Hospital São José #Lean nas Emergências #Projeto Lean
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Allane Marreiro
Apresentação de encerramento do projeto Lean nas Emergências no Hospital São José
O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou a parte presencial de intervenção do projeto “Lean nas Emergências”, nesta quinta-feira (21), com a apresentação do relatório final das melhorias realizadas pela equipe do HSJ. Além dos ganhos operacionais, como a redução de 43% no tempo médio de espera do paciente que chega na emergência, o relatório destacou a consolidação de uma nova cultura organizacional baseada na otimização dos serviços, redução de desperdícios e fortalecimento da comunicação e trabalho em equipe. O HSJ segue com acompanhamento remoto do projeto até dezembro de 2025.
Com duração de 12 meses, o projeto do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), foi construído de forma colaborativa com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais administrativos que identificaram pontos críticos e buscaram soluções para otimizar os fluxos de trabalho, o que permitiu melhor uso de recursos e resultou em um atendimento mais seguro, ágil e humanizado para os pacientes.
De acordo com a médica da família do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Lara Ribeiro, no início do projeto, em outubro de 2024, foi realizada uma coleta de dados, denominada Diagnóstico da Demanda e Capacidade Inicial (DDC Inicial), que resultou em um determinado cenário. Com a aplicação da metodologia Lean ao longo do projeto, depois de um ano, foi realizado um novo diagnóstico, o Diagnóstico de Demanda e Capacidade Final (DDC Final), que evidenciou avanços significativos, com a redução de diversos indicadores.
“Ao longo do último ano, o Hospital São José demonstrou progresso notável.Um exemplo disso é o indicador de tempo de permanência do paciente na emergência, desde sua chegada até a alocação em um leito de enfermaria ou UTI, que apresentou uma redução de 43%”, afirmou Lara Ribeiro .
Outro avanço significativo foi a melhoria no processo de alta dos pacientes
Além disso, o hospital implementou novas ferramentas para melhorar a comunicação e a assistência aos pacientes, como o huddle, uma reunião realizada duas vezes ao dia, que reúne diferentes setores para aprimorar o cuidado com os pacientes. Outra iniciativa foi o uso do kanban, uma ferramenta visual nas enfermarias que ajuda a otimizar o fluxo de pacientes e o giro de leitos.
Também merece destaque a implantação do 5S, uma metodologia japonesa que visa a redução de desperdícios, aprimorando a gestão e a produtividade. O 5S se estrutura em cinco etapas: 1 – senso de utilização (identificar o essencial); 2 – senso de organização (dispor itens de forma ordenada); 3 – sendo de limpeza (higienizar e organizar o local de trabalho e equipamentos); 4 – senso de padronização (estabelecer normas e padrões); 5- senso de autodisciplina (manter e aprimorar os padrões).
Para a enfermeira da Educação Permanente, Jéssica Moreno, após a implementação do 5S na emergência, observou-se um aumento da produtividade e a redução de desperdícios. “Essa melhoria foi alcançada através da padronização dos materiais e equipamentos solicitados para o setor, mantendo apenas o essencial para o exercício da profissão. Consequentemente, houve aprimoramento da qualidade da assistência, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes, além da prevenção de acidentes decorrentes da organização do ambiente de trabalho”, comenta.
HSJ recebe declaração de participação do Ciclo 9 do projeto Lean nas Emergências reafirmando seu compromisso com a qualidade do atendimento e a melhoria contínua do SUS
Na ocasião, o diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio do Ministério da Saúde, do PROAD, do Hospital Beneficência Portuguesa, da equipe que conduziu o Projeto Lean e a todos os funcionários do HSJ que estão colocando na prática o que foi proposto desde o início do projeto.
“O projeto Lean chegou ao Hospital São José e ganhou vida graças ao empenho das pessoas que abraçaram a instituição, o projeto e utilizam essas ferramentas valiosas para melhorar e qualificar nosso hospital. Sem o profissionalismo dos funcionários do HSJ, o projeto não teria decolado. E decolou! Por isso, expresso meu profundo respeito e agradecimento à equipe que conduziu o Projeto Lean no Hospital São José. Agradeço também a todos os profissionais que vieram à nossa instituição, nos ensinando, orientando, coordenando ações e estimulando nossos profissionais a serem cada dia melhores”, destacou o diretor.
Projeto Lean nas Emergências
O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo principal do projeto é diminuir a superlotação nas áreas de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.
A metodologia Lean visa otimizar os recursos existentes dentro das instituições, implementando soluções organizacionais para a resolução de problemas que afetam a alta do paciente ou a eficiência dos serviços, buscamos acelerar o acesso aos leitos e otimizar o tempo de permanência dos pacientes. Isso se aplica tanto aos pacientes que recebem alta quanto àqueles que necessitam de internação, promovendo um atendimento mais ágil e eficiente.