Quem Somos

19 de maio de 2010 - 19:39

O Hospital São José de Doenças Infecciosas foi criado pela Lei N.º 9.387 de 31 de julho de 1970, tendo começado a funcionar já em 31 de março do mesmo ano. É um órgão com personalidade jurídica de Direito Público, pertencente ao Estado, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Seu corpo funcional é composto de 700 servidores. A unidade tem área construída de mais de 5mil m² e uma capacidade de internamento em 120 leitos e 8 leitos de UTI.

Com a denominação de Hospital São José de Doenças Transmissíveis Agudas, o HSJ tinha, na época da inauguração, o Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara como diretor. O governador do Ceará era o Dr. Plácido Aderaldo Castelo e o Secretário de Saúde do Estado era o Dr. José da Rocha Facundo.

Com 46 anos de história, o Hospital São José funciona como referência em doenças infecciosas no Estado do Ceará, integrante da rede SUS – Sistema Único de Saúde.
O HSJ nasceu da necessidade de construir uma unidade que agregasse as doenças transmissíveis, daí hospital de isolamento. Assim se passaram os primeiros 10 anos de sua história, internando pacientes portadores de doenças muito comuns na época (coqueluche, sarampo, difteria, tétano neonatal, hepatites), mas que começaram a diminuir com o advento das vacinas.

No inicio dos anos 80 veio a aids e com ela o preconceito. O HSJ soube bem acolher esse público e por muitos anos foi se consolidando como a única unidade de saúde a atender pacientes soropositivos para o HIV aqui no Ceará. A política de humanização implantada, o desenvolvimento tecnológico e o preparo dos profissionais tornaram o HSJ mais acolhedor e uma unidade de excelente padrão, de reconhecimento nacional.

Desde sua criação, foi dirigido por oito diretores: Lúcio Gonçalo de Alcântara (primeiro diretor dirigiu o HSJ de 5 de outubro de 1970 à 22 de março de 1971); Valdenor Benevides Magalhães; Antonio Maia Pinto; Evangelina Maria Pompeu Roberto; Maria Airtes Vitorino; Anastácio de Queiroz Sousa (duas gestões); Roberto da Justa e agora está sob a direção da médica infectologista Tânia Mara Silva Coelho.

alt

Somos:
– 700 servidores.
– Hospital de ensino, credenciado pelos Ministérios da Saúde e Educação com residência médica em infectologia.

Contamos com:
– 120 leitos
– 8 leitos de UTI.
– Hospital Dia.
– Serviço de internação em enfermaria e UTI
– Serviço ambulatorial para aids, tuberculose, ginecologia, hepatites, dermatologia, neurologia, psiquiatria, DST, odontologia, leishmaniose, infecções por fungos.
– PAD: Programa de Atendimento Domiciliar
– Coordenadoria de Pesquisa.
– Comitê de Ética em Pesquisa, filiado à CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa)
– Serviço de Imagem (ultrassom, radiologia)
– Laboratório.
– Farmácia.
– Centro de Estudos.
– Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
– Ouvidoria.
– Serviço Social.
– Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CDP.
– Núcleo de Assistência em Ensino e Pesquisa em Enfermagem – NAEPE.
– Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NUHEP
– Núcleo de Custos.
– Pastoral Ecumênica da Saúde.
– Brinquedoteca.