Serviço Social: valorizar a vida do usuário

21 de maio de 2010 - 12:52

A missão do Serviço Social do Hospital São José é valorizar a vida do usuário, promovendo a dignidade humana e sua cidadania. Sua visão, portanto, é ser um serviço social hospitalar de excelência no atendimento humanizado, ensino e pesquisa.

Considerando o conceito de saúde para além da cura da doença, enquanto bem-estar físico, mental e social, o Serviço Social implementa a política de saúde baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): Universalidade, equidade, integralidade e participação popular.

Elaborar, implementar, assessorar, coordenar e avaliar as ações pertinentes ao encaminhamento e solução dos problemas de ordem social, no sentido de assegurar o atendimento às necessidades, na busca da efetivação da cidadania e direitos sociais, portanto, são objetivos do Serviço Social.

O Serviço Social atende individualmente ao usuário em sua sala e nos leitos, fazendo inclusive encaminhamento a serviços extra-hospital; contatos com familiares e responsáveis de pacientes; entendimento com profissionais do HSJ e outras instituições.

Sensibilizado com a situação dos usuários, o Serviço Social busca doações de vale-transporte, cesta básica e kit de higiene, dentre outros, para pacientes carentes; providencia documentos necessários ao exercício da cidadania dos usuários; e realiza trabalho educativo individual e grupal; assim como a inserção de usuários em redes de apoio e proteção social.

O Serviço Social faz orientações sobre direitos previdenciários; atendimento aos visitantes. Execução de atividades de plantão administrativo no trabalho noturno, feriados e finais de semana; realização de visita domiciliar e acompanhamento aos pacientes; e apoio e orientação aos familiares e responsáveis em situação de óbito hospitalar.

Supervisão de estágio de serviço social; reuniões técnicas; elaboração de reuniões técnicas e projetos sociais; e elaboração de relatórios estatísticos diários e mensal também são atividades do Serviço Social do HSJ.

O Serviço Social do Hospital São José possui em sua equipe 23 profissionais, assim distribuídos: uma gerente, 11 assistentes sociais em regime de plantão de segunda a sexta-feira, quatro assistentes sociais nos finais de semana, e cinco assistentes sociais no plantão noturno, e duas assistentes sociais no apoio administrativo.

Atualmente a gerente do Serviço Social do HSJ é a assistente social Tatiana de Castro Pedrosa Gomes. Contato pelo telefone 3101-2336 (HSJ) e pelo e-mail: servicosocial@hsj.ce.gov.br