Principais atividades desenvolvidas com os servidores do HSJ

14 de julho de 2010 - 03:00

O que é a CDP

 

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – CDP foi criada em 1º de abril de 2001, advindo da evolução e do êxito do Projeto Crescer (Ações educativas e socializantes voltadas aos servidores do HSJ), com a missão de “Proporcionar um ambiente organizacional de desenvolvimento integral do colaborador interno e a conseqüente busca de resultado para a organização.”.

 

O processo de trabalho da CDP dar-se através de quatro dimensões, cada uma com ações agrupadas de acordo com a finalidade.

 

Dimensão Capacitação:

Realiza-se a partir de um Levantamento de Necessidade de Treinamento – LNT feito a cada início de ano. As atividades de desenvolvimento e capacitação podem acontecer de várias maneiras:

 

Ministrados por profissionais da Equipe Multidisciplinar do Projeto Crescer. Ex: Curso de 40 horas composto de 5 oficinas –3de 8 horas (dois dias de quatro) – Anual;

Ministradas por consultorias. Ex. Curso de Tanatologia – Anual; Planejamento Estratégico bienal; Workshop bienal de Gerentes e líderes do HSJ etc.

Ministradas por parceiros públicos e/ou, na gratuidade. Ex. Oficinas de auto-estima, auto-desenvolvimento, espaço de motivação, oficinas de artesanato etc.

Dimensão Integração:

As atividades desta dimensão acontecem por todo o ano. Já se realizam há vários anos, sendo alvo de adaptações e atualizações.Comida Diversão e Arte – CDA – Evento integrativo hoje bimensal. Objetiva a valorização do servidor a redução do nível de estresse e a aproximação de distâncias hierárquicas.  Foi criado em 2002 com o objetivo de comemorar os aniversários dos funcionários. A peculiaridade desta atividade é possuir um calendário anual de datas e equipes de trabalho que coordenam a cada vez, criando temáticas criativas e inovadoras.

Reunião Servidor/Direção – Instrumento de gestão de pessoal que acontece  na segunda quinta-feira de cada mês. Com início em 2003, esses encontros propiciam espaço favorável de diálogo e favorecem a resolutividade de questões da vida funcional, da dinâmica de trabalho, de equipamentos etc.

Reunião Interdisciplinar – Encontros agendados eventualmente que representam um importante instrumento de gestão, realizada quando solicitada, com aqueles setores que fazem interface no seu dia-a-dia funcional. A idéia surgiu no planejamento estratégico de 2002. Objetiva, principalmente, promover  espaço de encontro e diálogo entre as equipes de trabalho, antecipando problemas e soluções gerados na dinâmica funcional.

Participação no Comitê de Gestão Estratégica do HSJ. Seu objetivo é  Analisar, discutir e decidir, democrática e participativamente, em caráter pró-ativo, questões preponderantemente estratégicas. As reuniões são quinzenais e contam com a presença dos gerentes, direção, um representante dos funcionários e do Grupo Girassol (Grupo de voluntários do HSJ)

Café Compartilhado de Páscoa: evento realizado em parceria com todos os setores do HSJ, principalmente nutrição. Anualmente é realizado um café, na parte externa do refeitório. Os alimentos são solicitados a todos os setores em quantidades previamente estabelecidas, com o objetivo favorecer a integração, contemplar a dimensão espiritual do corpo funcional e exercitar o sentimento de doação e compartilhar

 

Dimensão Valorização:

Escolha do funcionário e Setor Destaque do Ano: coordenado pela CDP e PROJETO CRESCER (Equipe Multidisciplinar), com a parceria de todos os gerentes. A escolha do funcionário e Setor Destaque é efetivada através de um processo dividido em etapas e seguindo o Regulamento do evento.

Prêmio Eterno Aprendiz – Este evento acontece de cinco anos. É coordenado pela CDP e Equipe do Projeto Crescer. Premia três funcionários (as) que experimentaram uma mudança significativa em relação a eles próprios, a organização e ao usuário.

Grupo Anti-tabagismo: Uma equipe de profissionais treinada pela Secretaria da Saúde está iniciando o acompanhamento de servidores que desejam parar de fumar. O Programa utiliza-se de uma abordagem cognitivo-comportamental. As atividades contam com distribuição de medicamento com devido acompanhamento médico.

Telegrama de solidariedade: Envio quando o funcionários perde por morte ente querido (Pais, irmão e filhos: ascendentes, colaterais e descendentes).

Projeto-Prazer-de-Ler : biblioteca criada em 2006, a partir das doações de servidores e amigos do HSJ. Atende a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Dimensão Motivação:

Ações de motivação com o objetivo de Promover espaços de motivação através de homenagem aos servidores do HSJ por ocasião da passagem de datas comemorativas como: Dia das mães, Dia dos pais, Dia do servidor público, Páscoa, Natal, etc. As ações são discutidas em reuniões do comitê de gestão, ano a ano, buscando superar a rotinização das atividades.

Mensagem por telefone, aos servidores aniversariantes, no dia do aniversário.