Maior hospital do Estado recebe visita de comissões de saúde

19 de maio de 2010 - 12:50

O maior hospital do Ceará, com 438 leitos, receberá nesta segunda-feira, 17, às 8 horas, a visita dos membros das comissões de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado e da promotoria de saúde do Ministério Público. Estão fazendo visitas a quatro hospitais da rede estadual e sete da rede municipal de Fortaleza para conhecer o perfil e a estrutura de atendimento. No último dia 7 visitaram o Hospital Infantil Albert Sabin, unidade terciária da Secretaria da Saúde do Estado, onde a maioria dos pacientes atendidos são da capital.  No ano passado, dos 80.645 atendimentos 88% dos pacientes moravam em Fortaleza.    

No Hospital Geral de Fortaleza, que tem como missão prestar assistência à saúde da população em procedimentos de alta complexidade, não é diferente. A maioria dos pacientes também são da capital. Do total de 96.744 atendimentos feitos em 2009 na emergência do HGF, 84.975 atendimentos foram a pacientes de bairros da capital. A procura pela emergência do hospital é crescente. Em 2008, eram internados, por dia, 59 pacientes. Aumentou para 98 em 2009 e neste ano a média diária de janeiro a março foi de 106 pacientes.

Mas nas últimas duas semanas a lotação teve uma significativa redução. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, decidiu que o Hospital Waldemar Alcântara passaria a receber também do HGF pacientes renais agudos, além de outras patologias. Ainda no Waldemar de Alcântara 33 leitos passaram a ser exclusivamente Unidades de Cuidados Especiais para acolhimento e tratamento de casos mais graves. O Waldemar de Alcântara, mantido com recursos do governo do Estado, integra a rede estadual de saúde como unidade retaguarda, que recebe pacientes já encaminhados de outras unidades, em especial do HGF.

O HGF tem 41 anos de funcionamento. Com a nova Unidade Régis Jucás, inaugurada em maio de 2009, um investimento de R$ 50 milhões em obras e de R$ 25 milhões em equipamentos, o hospital foi ampliado. Tinha 319 leitos em janeiro de 2007. Passou para 412. De 11 salas de recuperação anestésica saltou para 56. O número de salas de cirurgia aumentou de 9 para 13. No maior hospital do Estado são realizadas 15.723 consultas ambulatoriais, por mês. O número de internações mensal  chega a 1.800. O total de cirurgias de médio e grande porte por mês, em 2009, ficou em 713.

As obras de ampliação e reforma não param.  Ã ala sul do hospital está em obras, incluindo unidade de internação, farmácia, nutrição, cozinha e ainda a nova emergência obstétrica.