Comitê de Ética e Pesquisa do HSJ

21 de maio de 2010 - 14:44

Comitê de Ética e Pesquisa

O Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos do Hospital São José de Doenças Infecciosas (CEP-HSJ) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil

criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 196/96, II. 4).

            Revisar todos os protocolos de pesquisa com a responsabilidade pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição; emitir parecer consubstanciado por escrito; e desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética e da ciência são atribuições do Comitê de Ética em Pesquisa.

            O Comitê de Ética e Pesquisa recebe dos sujeitos da pesquisa ou de qualquer parte, denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo, deliberando pela continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa, devendo adequar o termo de consentimento; além de manter comunicação regular e permanente com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS).