Aspectos Epidemiológicos da Influenza A (H1N1) no Hospital São José

13 de julho de 2010 - 03:00

 

Em 2009 foram notificados 295 caos suspeitos de Influenza A (H1N1) no Hospital São José. Destes, 77 casos, o correspondente a 26,1% tiveram diagnóstico confirmado, enquanto 92 casos (31,2%) continuam aguardando confirmação laboratorial. Julho foi o mês que apresentou o maior número absoluto e relativo de casos conformados, onde dos 90 casos suspeitos, 44 (48,9%) tiveram o diagnóstico confirmado.

Durante o mês de agosto houve um número maior de caos suspeitos: 124. Porém, com menor número de casos conformados, 16. Todos os casos foram encerrados com critérios laboratoriais. Dos casos confirmados de Influenza A (HaN1), não se observa diferença significativa entre os sexos, sendo que 39 (49,4%) do sexo feminino. A faixa etária de 20 a 29 anos compreendeu o maior número de casos atendidos em ambos os sexos; Destaca-se que na faixa 10 a 39 anos estão 85,7% dos casos confirmados.

Objetivos – Dentre os objetivos da Vigilância Epidemiológica da Influenza destacam-se: monitorar de agressividade da doença, detectando eventuais mudanças na virulência dos vírus; identificação e notificação de surtos com o intuito de otimizar o manejo da emergência e garantir o conhecimento sobre a doença no país, principalmente nas situações inusitadas que requeiram medidas específicas de prevenção e controle.

Além disso, o monitoramento das internações e da mortalidade por influenza e pneumonia, para avaliar a tendência destes problemas de saúde pública na população em geral e identificar eventuais mudanças do seu padrão de ocorrência. A Vigilância objetiva também analisar a situação para confirma ou descartar a existência do surto e adotar as medidas de controle cabíveis.

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital São José

Telefone: (85) 3101-2340