Arruda Bastos e diretor do São José destacam humanização

4 de agosto de 2010 - 12:31

 

Na inauguração da ampliação e reforma do Hospital São José nesta terça-feira, 27, o destaque foi a humanização. O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que “de nada adiantaria a nova Unidade F, com os 20 leitos, e equipamentos modernos, se não fossem a dedicação  e o respeito que os profissionais do São José têm com os pacientes”. Além da referência em tratamento de doenças infecciosas,  sem dúvida, a outra grande referência do hospital, segundo frisou o secretário, é a humanização.

O diretor Anastácio Queiroz disse que “desde quando foi fundado há 40 anos o hospital vem melhorando a capacidade de atender e tratar bem as pessoas, reforçada agora com a ampliação e qualidade dos novos leitos porque melhoram tanto as condições de assistência aos pacientes como de  trabalho para os profissionais”. Ele informou que 70% dos profissionais do hospital são mulheres. No total, o São José conta com uma força de trabalho composta por 748 profissionais, incluindo as áreas de saúde e a administrativa.    
        
Com a nova Unidade F, o hospital é ampliado em 20 leitos de enfermaria para infectologia de adulto, que se somam aos 111 já existentes. Somente nas obras, o Governo do Estado investiu oitocentos e sessenta e quatro mil reais, recursos do Plano de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado – MAPP da Saúde.  Na aquisição dos equipamentos, o investimento foi ainda maior, chegando a novecentos e dezesseis mil reais.  

Entre os serviços mais procurados no Hospital São José estão os de ambulatório especializado e consultório 24 horas para emergência em doenças infecciosas. O São José desenvolve também outros serviços complementares para portadores HIV e pacientes acompanhados em serviço, áreas de odontologia, psicologia, enfermagem e assistência social. Em junho deste ano, foram realizados  2 mil e 488 atendimentos ambulatoriais e 152 internações.