Fumacê só extermina 30% dos mosquitos

8 de fevereiro de 2011 - 17:42

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o controle químico só será aplicado em casos extremos

Na guerra contra a dengue, uma constatação serve de atenção de todos: o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, ganhou resistência a uma das principais armas da população, o fumacê. A afirmação é do sanitarista e coordenador da Célula de Proteção e Promoção da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Manoel Fonseca. Segundo ele, o veneno só está conseguindo matar, quando muito, apenas 30% dos mosquitos adultos. As larvas não morrem com o chamado controle químico. “Por isso, a população não deve ficar esperando o carro fumacê como se fosse o fim de todos os focos. Isso não mais acontece”, lamenta.

Fonseca explica que o fumacê nada mais é do que um inseticida e como tal não pode ser usado de forma indiscriminada. Ele não descarta seu uso, mas determina que o fumacê só será utilizado em casos extremos de epidemia. “Apesar de perder 70% de seu poder letal para os mosquitos, não podemos ainda prescindir dele”.

O assunto foi discutido em mais uma reunião do Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, realizada na manhã de ontem, na sede da Sesa. Além disso, Fonseca chamou a atenção para os dados do Ministério da Saúde para o Nordeste. Na região, valendo para o Ceará, 76,6% dos focos do mosquito estão nas caixas-d´água. Por esta razão, a Sesa incentiva as prefeituras na compra de telas.

Fonte: Diário do Nordeste