Auxílio funeral desburocratizado beneficia famílias no Hospital São José

16 de fevereiro de 2011 - 16:40

O paciente do Hospital São José de Doenças Infecciosas, de baixo poder aquisitivo, que venha a óbito, agora pode contar com serviços funerais totalmente desburocratizados. O benefício foi garantido pelo Serviço Social do HSJ, depois de reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Anteriormente, as famílias buscavam o auxílio funeral, ou na Secretaria Regional, da Prefeitura de Fortaleza, ou os Frotinhas. Agora, não precisa mais.  As assistentes sociais do Hospital  fazem auqi mesmo o preenchimento dos formulários para auxílio funeral.

Com a descentralização do sistema de concessão dos benefícios pela SEMAS, as famílias carentes têm mais tempo e recursos financeiros para fazer o funeral de seus parentes.

Antes, um membro da família vinha para o HSJ, com o atestado de óbito ia para a Regional, ou para o Frotinha, solicitava autorização, e voltava ao Hospital. Agora, não. O Serviço Social preenche o formulário com a documentação necessária. Liga para a Funepaz, empresa contrata pela Secretaria Municipal de Assistência Social para a realização do funeral.

O auxílio funeral só pode ser dado por um órgão público, se uma pessoa falecer em um hospital particular, também pode ser beneficiado pelo auxílio funeral no HSJ. Para tanto,  faz-se necessário ser pobre na forma da lei trazer a declaração de óbito.

Antigamente, a família tinha direito só um traslado: Hospital até o cemitério. Se quisesse ir para casa, tinha que pagar à funerária. Com o novo sistema, a família tem direito a dois traslados, pode ir para casa e, no outro dia, para o cemitério. A família tem direito a urna, mortalha, velas e dois traslados.