Começa hoje a nova campanha de vacinação contra a gripe

25 de abril de 2011 - 18:11

 

A partir desta segunda-feira, 25 de abril, começa a campanha de vacinação contra a gripe. O tema deste ano é “Vacinação pra quem precisa de proteção”, e a expectativa é de que cerca de 1 milhão e duzentos mil cearenses sejam imunizados até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha. A vacina será oferecida aos seguintes grupos: pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. 

 

Para a imunização 27 mil pessoas serão mobilizadas durante o período da campanha. A vacinação acontecerá em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha. Um posto de vacinação funcionará no sábado 30 de abril, dia da mobilização nacional, na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas. 

 

A vacina trivalente protege contra a influenza B (sazonal) (H3N2), influenza A (H1N1) e (H3N2). As crianças até dois anos recebem a vacina em duas doses de 0,25 ml no intervalo mínimo de 30 dias, os adultos recebem em dose única de 0,5 ml. A vacina é contraindicada nos casos em que há  histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.  

 

A Secretaria da Saúde do Estado também estará vacinando contra a hepatite B. Todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B devem ser vacinadas.

 

Fonte: http://www.saude.ce.gov.br/