Hospital São José é o único do Brasil a participar de curso internacional

27 de junho de 2012 - 19:45

Ao todo, 11 profissionais de áreas variadas , entre médicos, administradores, enfermeiras, economistas, assistente social, inclusive os quatro diretores do Hospital São José de Doenças Infecciosas, da rede estadual de saúde, estão participando do curso internacional Programa Virtual de Desenvolvimento da Liderança, implementado pelo Carolina Population Center da University of North Carolina at Chapell Hill, e destinado a equipes de monitoramento e avaliação.

Os encontros, que tiveram início em maio e seguem até agosto, acontecem virtualmente por meio de um sistema na internet que interliga instituições do Brasil como também de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, e tem como objetivo a troca de experiências de profissionais de saúde de várias partes do mundo. Todo conteúdo está disponível para os profissionais participantes a qualquer hora do dia e não tem nenhum ônus para o hospital. Dessa maneira, inciativas do São José também são levadas para outras partes do mundo.

De acordo com a direção do hospital, o curso estimula o desenvolvimento da liderança, a formação, utilizando artifícios que fomentam a participação de toda equipe. Com isso, há um favorecimento inclusive para a elaboração e prática do plano de ação, a gestão estratégica, a busca pela excelência das ações e a atuação do hospital como um todo.

Dessa maneira, mais instrumentos são utilizados para a validação e reconhecimento da atuação do hospital para a sociedade, tornando-se mais uma ferramente que poderá contribuir no Prêmio Ceará Gestão Pública, da Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará, do qual o hospital participa desde 2009.