Curso atualiza agentes de endemias no controle da dengue

9 de agosto de 2012 - 19:31

 

A Secretaria da Saúde do Estado, com o objetivo de preparar ainda mais os  profissionais que atuam no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, promove do dia 14 ao dia 17 deste mês o VIII Curso de Atualização para Agentes de Endemias. Será realizado em Redenção, com a  participarão também de agentes dos municípios de Maracanaú, Guaiúba, Maranguape, Acarape, Barreira, Palmácia e Pacatuba.

Entre os assuntos abordados no curso, estão os métodos de controle de vetores, noções de entomologia, operacionalização das ações de campo, educação em saúde e mobilização social. Os instrutores são técnicos do Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de promoção e Proteção à Saúde da Sesa e ainda da 3º Coordenadoria Regional de Saúde. 

O curso em Redenção faz parte de um calendário de treinamentos e capacitações que a Secretaria da Saúde do Estado realiza durante o ano inteiro. Já tem um programado para o período de 20 a 24 deste mês na região do Cariri. A ideia é mobilizar e treinar de forma permanente os agentes de endemias para o enfrentamento constante da dengue. Como endemia, a  dengue está presente o ano todo. Mesmo em meses com registro de menos casos, como em julho e agosto no Ceará, o alerta contra o mosquito não pode parar. 

 

Prevenção


O trabalho de prevenção deve ser permanente tanto para os profissionais, gestores da saúde  como a população. Manter os depósitos que acumulam água, como tinas, baldes, potes e, principalmente caixas d `água bem fechados deve ser uma ação de rotina. Nunca jogar lixo nas vias públicas também deve ser um hábito. Assim, o mosquito Aedes aegypti não encontra condições para por os ovos e não se reproduz. Como resultado, não ameaça a saúde da população. Este ano foram confirmados 23 óbitos por dengue , sendo 14 em Fortaleza e o restante no interior.