Sesa terá posto de multivacinação neste sábado, 18

17 de agosto de 2012 - 12:06

 

 

Os pais terão uma semana para atualizar os cartões de vacina das crianças com até 5 anos. A partir deste sábado, 18, e até o dia 24 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação. No Ceará, devem ser avaliados e atualizados esquemas vacinais de 656.647 crianças. Serão oferecidas as vacinas contra a paralisia infantil, contra hepatite B, pneumocócica 10 Valente, rotavírus, a BCG, e outras do calendário de rotina dos postos de saúde.  
      
Para o Dia D da campanha, neste sábado, além dos 2.113 postos fixos da vacinação em todo o Estado, haverá 497 postos volantes. Cerca de 32 mil profissionais do Estado e dos municípios estarão envolvidos na campanha, principalmente enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e motoristas. A multivacinação é a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para oferecer em um único momento à toda a população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de ampliar a cobertura vacinal.
    
Vitamina A
     
A campanha de multivacinação também vai identificar as crianças de seis meses a 5 anos de idade com deficiência de vitamina A e distribuir o suplemento vitamínico para esse grupo. A vitamina A reduz infecções e assim contribui para a diminuição da mortalidade infantil. No Ceará, a Taxa de Mortalidade Infantil está em 13,1 por mil nascidos vivos (ano de 2011, sujeito a revisão).