Sesa destaca prevenção contra a raiva em eventos de saúde veterinária

10 de setembro de 2012 - 17:34

No novo Centro de Eventos do Ceará construído pelo governo do Estado, a Secretaria da Saúde participará da feira Nacional de Produtos e Serviços para Linhas Pet e Veterinária  (Petshow 2012), que ocorre paralelamente ao IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, do dia 12, próxima quarta-feira, ao dia 15 deste mês, uma promoção da Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária. Em estande, a Sesa vai chamar a atenção para a prevenção e controle de diferentes doenças transmitidas por vetores, entre elas a raiva. Através de cães e soins que aparecem em adesivos fixados na estrutura do estande, a Sesa antecipa a nova campanha de prevenção contra a raiva que a Sesa lançará em novembro, com a previsão de vacinar 1 milhão e 700 mil cães e gatos em todo o Estado. O tema é “Não deixe a raiva pegar você”. Folderes e cartazes já estão produzidos e distribuídos entre os municípios cearenses.

Apesar do foco ser cães e gatos, animais domésticos que vacinados não transmitem a raiva, a Secretaria da Saúde do Estado também destaca na nova campanha o perigo de conviver com  os soins. São animais silvestres,  que devem ser mantidos na mata, mas ainda há quem insiste em atrair para áreas urbanas esses pequenos  mamíferos. Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Ceará. Desse total, quatro foram transmitidos por soins nos municípios de São Luis do Curu, Camocim, Ipu e Jatiti. Em Chaval, o caso de raiva teve transmissão através de cão.

Trabalhos científicos

A participação da Sesa nos eventos de saúde pública veterinária vai além do estande. Através do Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, participará do IV Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária com apresentação de pelo menos 15 trabalhos científicos, permitindo, além de troca de conhecimentos, a divulgação de experiências vivenciadas no Ceará. Um dos trabalhos que serão apresentados será sobre o controle de raiva mesmo com o cão infectado tendo agredido pessoas e animais no percurso de 12 quilômetros, sem registro de nenhum óbito no município de Barroquinha. O controle foi resultado de um trabalho de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, envolvendo técnicos da Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria de Saúde dos Municípios e da 16º Coordenadoria Regional de Saúde.             
 
Serviço

Os estandes poderão ser visitados das 8 às 20 horas a partir do dia 13 até às 19 horas do dia 15, quando serão encerrados o congresso e a feira. O Centro de Eventos do Ceará fica na Avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Convenções. 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara